Um procedimento de inclusão escolar de uma criança cega

Autores

  • Maria Luiza Pontes França-Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.13167.015

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi avaliar o efeito de procedimentos de intervenção, em ambiente escolar inclusivo, no desenvolvimento motor e no repertório de interação social de uma criança cega com seus colegas crianças videntes. Participaram do estudo um menino cego, de cinco anos de idade, com atraso de desenvolvimento, e seus colegas videntes frequentadores da sala do maternal de uma creche. Para avaliar o desenvolvimento motor da criança cega, foram realizadas medidas antes e depois da intervenção, empregando-se o Inventário Portage Operacionalizado e, também, registros manuais e em vídeo. Para avaliar os efeitos da intervenção na interação social, os contatos e as trocas entre a criança e seus colegas foram identificados em sessões filmadas. Após a intervenção, verificou-se que desempenhos motores e os comportamentos interativos foram incluídos no repertório da criança cega, possibilitando a sua participação ativa no ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão escolar. Criança cega. Interação social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Psicologia Experimental pela USP. Pós-doutorado no E.K. Shriver Center for Mental Retardation/UMASSMED. Docente do Departamento de Psicologia, CECH/UFSCar, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

FRANÇA-FREITAS, M. L. P.; GIL, M. S. C. de A. Um procedimento de inclusão escolar de uma criança cega. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–22, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v15.13167.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13167. Acesso em: 2 jan. 2025.