Um procedimento de inclusão escolar de uma criança cega

Autores

  • Maria Luiza Pontes França-Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.13167.015

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi avaliar o efeito de procedimentos de intervenção, em ambiente escolar inclusivo, no desenvolvimento motor e no repertório de interação social de uma criança cega com seus colegas crianças videntes. Participaram do estudo um menino cego, de cinco anos de idade, com atraso de desenvolvimento, e seus colegas videntes frequentadores da sala do maternal de uma creche. Para avaliar o desenvolvimento motor da criança cega, foram realizadas medidas antes e depois da intervenção, empregando-se o Inventário Portage Operacionalizado e, também, registros manuais e em vídeo. Para avaliar os efeitos da intervenção na interação social, os contatos e as trocas entre a criança e seus colegas foram identificados em sessões filmadas. Após a intervenção, verificou-se que desempenhos motores e os comportamentos interativos foram incluídos no repertório da criança cega, possibilitando a sua participação ativa no ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão escolar. Criança cega. Interação social.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
645
Oct 28 '19Oct 31 '19Nov 01 '19Nov 04 '19Nov 07 '19Nov 10 '19Nov 13 '19Nov 16 '19Nov 19 '19Nov 22 '19Nov 25 '196.0
| |
Outros formatos de visualizações
419
Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202637
|

Biografia do Autor

Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Psicologia Experimental pela USP. Pós-doutorado no E.K. Shriver Center for Mental Retardation/UMASSMED. Docente do Departamento de Psicologia, CECH/UFSCar, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

FRANÇA-FREITAS, M. L. P.; GIL, M. S. C. de A. Um procedimento de inclusão escolar de uma criança cega. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–22, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v15.13167.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13167. Acesso em: 7 abr. 2025.