Potencialidades educacionais do Wattpad: problematizando o conceito de cronotopo

Autores

  • Marcos Rogério Martins Costa Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (FAUESP) http://orcid.org/0000-0002-4627-9989
  • Patricia Margarida Farias Coelho Universidade Metodista de São Paulo (UMSP) http://orcid.org/0000-0002-1662-1173
  • Sérgio Marcus Nogueira Tavares Universidade Metodista de São Paulo (UMSP)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13217.010

Palavras-chave:

Educação, Cronotopo, Tecnologias digitais, Education, Chronotope, Digital technologies, Educación, Tecnologías digitales

Resumo

Com a evolução das mídias digitais, os jovens passaram a aprender de modo diferente e as instituições de ensino, em especial as escolas, devem atender a essas demandas, como propõe Prensky (2010). Entendendo que as tecnologias digitais podem propiciar potencialidades educativas, este artigo objetiva compreender o conceito bakhtiniano de “cronotopo” aplicado à educação por meio de um aplicativo: o Wattpad. Para tanto, parte-se de uma perspectiva interdisciplinar, que associa os estudos de Bakhtin (2016) e do Círculo às pesquisas de especialistas da Comunicação Digital, com base em Santaella (2014) e Lévy (2010), e da Educação, a partir de Rojo (2013), Almeida e Valente (2007). Este trabalho analisa uma produção textual escrita e publicada, por uma jovem, no referido aplicativo que, sem prévia orientação pedagógica, acionou um processo educacional não formal.

 

Palavras-chave: Educação. Cronotopo. Tecnologias digitais.

 

Abstract

 

Educational potentials of the Wattpad: problematizing the concept of chronotope

 

With the evolution of digital media, young people began to learn differently and educational institutions, especially schools, must meet these demands, as Prensky (2010) argues. Understanding that digital technologies can provide educational potentialities, this article aims to understand the Bakhtinian concept of “chronotope” applied to education through a software: the Wattpad. To this end, we start from an interdisciplinary perspective, which associates the studies of Bakhtin (2016) and the Circle with the research of experts in Digital Communication, based on Santaella (2014) and Lévy (2010), and Education, from Rojo (2013), Almeida and Valente (2007). This paper analyzes a textual production written and published, by a young woman, in the aforementioned software that, even without previous pedagogical purpose, triggered a non-formal educational process.

 

Keywords: Education. Chronotope. Digital technologies.

 

Resumen

 

Potencialidades educativas del Wattpad: problematizando el concepto de cronotopo

 

Con la evolución de los medios digitales, los jóvenes comenzaron a aprender de manera diferente y las instituciones de enseñanza, en especial las escuelas, deben atender estas demandas, como propone Prensky (2010). Entendiendo que las tecnologías digitales pueden proporcionar potencialidades educativas, este artículo tiene como objetivo comprender el concepto bakhtiniano de “cronotopo” aplicado a la educación por medio de una aplicación: Wattpad. Para ello, se parte de una perspectiva interdisciplinaria, que asocia los estudios de Bakhtin (2016) y del Círculo a las investigaciones de especialistas de la Comunicación Digital, basado en Santaella (2014) y Lévy (2010), y de la Educación, a partir de Rojo (2013), Almeida y Valente (2007). Este trabajo analiza una producción textual escrita y publicada, por una joven, en la referida aplicación que, sin previa orientación pedagógica, accionó un proceso educativo no formal.

 

Palabras-clave: Educación. Cronotopo. Tecnologías digitales.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Rogério Martins Costa, Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (FAUESP)

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da FFLCH-USP; Graduação em Letras (bacharelado e licenciatura), nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo. Professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP - GES-USP, desde 2009, e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL, desde 2010. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias

Patricia Margarida Farias Coelho, Universidade Metodista de São Paulo (UMSP)

ossui graduação em Letras (Português/Inglês) (1995) e em Pedagogia (2016). É psicanalista formada pela escola "Diálogos Abertos". Especialização em Didática da Língua Portuguesa no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1997). É Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) e Mestra em Psicanálise pela Escola "Diálogos Abertos" (2014). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Possui Pós-Doutorado pelo (i) Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP com bolsa FAPESP, (ii) Pós-Doutora em Comunicação Digital pela Universidade de Murcia e (iii) Pós-Doutorado em Comunicação Digital pela Universitat Autonoma de Barcelona. Atualmente faz Pós-Doutorado no Programa de Educação e Currículo sob a supervisão de José Armando Valente. Atuou como professora visitante na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona - Espanha. É atualmente professora permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (2018). Foi professora titular no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Santo Amaro (UNISA) e coordenadora da Relações Internacionais da mesma Instituição (2016 - 2018) e Professora colaboradora no Curso de Mestrado Profissional em "Educação e Novas Tecnologias" da UNINTER desde 2016-2017. Docente visitante na Universitat de VIC/Espanha de 2013 até 2014. Professora Visitante Permanente na Universidade de Santander - Colômbia. Atualmente é coordenadora dos Cursos de Lato Sensu na Universidade Metodista de São Paulo: Educação Especial e Inclusiva e Gestão em Educação: Direção e Coordenação.Tem experiência na área de Comunicação, Mídias Digitais , Análise de Conteúdo e Linguística, com ênfase em Semiótica Francesa.. Foi aprovada em 2009 no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no ano de 2010 foi aprovada no Concurso para professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, conforme edital nº 092/2009 para a área de publicidade e propaganda.oi aprovada em 2009 na Prova Escrita e na Prova Didática, no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para a Disciplina de "Semiótica Aplicada a Linguagem Publicitária" e no ano de 2010. Áreas de interesse: educomunicação, análise de conteúdo, games e semiótica francesa.

Sérgio Marcus Nogueira Tavares, Universidade Metodista de São Paulo (UMSP)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Mestre em Administração Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba (1993). Foi Pró-Reitor Administrativo e Diretor Financeiro da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Controller da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP e Assessor Financeiro da Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP. Atualmente é Diretor Acadêmico de Graduação, Editor Executivo e Professor da Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Foi, também, membro e Presidente de Conselhos de Administração de instituições universitárias. Experiência superior há 30 anos na gestão escolar e universitária e de 15 anos na docência em educação superior. Atua como Palestrante e Consultor nessas áreas.

Downloads

Publicado

2019-09-13

Como Citar

COSTA, M. R. M.; COELHO, P. M. F.; TAVARES, S. M. N. Potencialidades educacionais do Wattpad: problematizando o conceito de cronotopo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–21, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.13217.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13217. Acesso em: 2 jan. 2025.