A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15528.057

Resumo

Este artigo consiste em um ensaio teórico que aborda, como questão central, as configurações formativas do curso de Pedagogia no Brasil. As reflexões propostas aportam-se em considerações sobre o estatuto epistemológico da Pedagogia e o seu lugar como Ciência da Educação no desenvolvimento da práxis profissional de educadores(as) em diferentes contextos. O artigo desenvolve críticas a perspectivas que deslocam o seu sentido como saber científico engajado na produção de sentidos e práticas que fortaleçam a dimensão humanizadora e o caráter público da educação. Em decorrência dessa orientação crítica, traça-se uma perspectiva de organização curricular do curso baseada em eixos que buscam traduzir a complexidade da Pedagogia no intuito de demarcar sua especificidade e o seu compromisso com a formação de pedagogos(as) referenciada na concepção de educação como emancipação humana.

Palavras-chave: Ciência da Educação. Pedagogo. Projeto pedagógico.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
2,440
Jun 07 '20Jun 10 '20Jun 13 '20Jun 16 '20Jun 19 '20Jun 22 '20Jun 25 '20Jun 28 '20Jul 01 '20Jul 04 '2080
| |
Outros formatos de visualizações
331
Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202621
|
  • Citations
  • Scopus - Citation Indexes: 2
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 10
  • Mendeley - Readers: 6
  • Social Media
  • Facebook - Shares, Likes & Comments: 188

Downloads

Publicado

2020-06-06

Como Citar

PIMENTA, S. G.; PINTO, U. de A.; SEVERO, J. L. R. de L. A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–20, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15528.057. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15528. Acesso em: 15 fev. 2025.