Um debate sobre terceirização da alfabetização: um novo velho modelo de currículo (re)nasce

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15379.095

Resumo

Este artigo aborda a transferência de uma política pública para a alfabetização escolar, portanto estatal, para uma Organização Não Governamental (ONG): o Instituto Ayrton Senna (IAS). As análises consideraram as possíveis implicações da perspectiva curricular para redes públicas brasileiras, a partir da parceria público-privada. O estudo privilegiou uma análise documental, pois essa abordagem vem crescendo no campo das políticas educacionais e, no caso desta investigação, auxiliou na compreensão do Guia Educação Integral na Alfabetização do IAS, assim como do processo de terceirização das propostas para a alfabetização pelo terceiro setor. O estudo conclui que a parceria, além de permitir a associação às prerrogativas capitalistas e à alteração do papel do Estado na Educação, também integrou as ideias das competências socioemocionais em uma “nova velha” proposta curricular voltada à alfabetização.

Palavras-chave: Alfabetização. Parceria público-privada. Política pública.

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Publicado

2020-08-17

Como Citar

CONSTANT PEREIRA DE SOUZA, E. .; VIEIRA DA CUNHA CARDOSO DE ALMEIDA, M. E. . Um debate sobre terceirização da alfabetização: um novo velho modelo de currículo (re)nasce. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15379.095. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15379. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Políticas conservadoras na Educação Básica