Um debate sobre terceirização da alfabetização: um novo velho modelo de currículo (re)nasce
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15379.095Resumo
Este artigo aborda a transferência de uma política pública para a alfabetização escolar, portanto estatal, para uma Organização Não Governamental (ONG): o Instituto Ayrton Senna (IAS). As análises consideraram as possíveis implicações da perspectiva curricular para redes públicas brasileiras, a partir da parceria público-privada. O estudo privilegiou uma análise documental, pois essa abordagem vem crescendo no campo das políticas educacionais e, no caso desta investigação, auxiliou na compreensão do Guia Educação Integral na Alfabetização do IAS, assim como do processo de terceirização das propostas para a alfabetização pelo terceiro setor. O estudo conclui que a parceria, além de permitir a associação às prerrogativas capitalistas e à alteração do papel do Estado na Educação, também integrou as ideias das competências socioemocionais em uma “nova velha” proposta curricular voltada à alfabetização.
Palavras-chave: Alfabetização. Parceria público-privada. Política pública.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.