30 anos de PPGE-UEPG (1994-2024): espaço de experiência e horizonte de expectativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.23384.009

Resumo

Os 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE-UEPG) são retratados a partir de dois objetivos. De uma parte, busca-se explicitar essa história por meio da designação de atos de fundação (1993-1994), refundação (2001-2002), reformulação (2003-2004), consolidação (2010-2011) e expansão (2011-2024). De outra parte, visa-se discutir sobre os desafios atuais do PPGE, sob a denominação de ato de projeção. Apoia-se em atas e documentos do PPGE, entrevista com ex-coordenadores e com a coordenadora atual do PPGE (2019), documentário 30 anos PPGE-UEPG (2024), Planos Nacionais de Pós-Graduação, Regulamento da Política Docente da UEPG (2013), Minuta do Regulamento da Política Docente da UEPG (2023), Minuta do Regulamento dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UEPG (2024), Lei Geral das Universidades (2021), assim como em Helenice Rodrigues da Silva (2002), Pierre Bourdieu (2013), François Dosse (2013), Reinhart Koselleck (2006, 2014) e Gilles Deleuze e Félix Guattari (2015) para abordar tanto o espaço de experiência quanto problematizar o horizonte de expectativa do PPGE-UEPG.

Palavras-chave: PPGE-UEPG. Espaço de experiência. Horizonte de expectativa.

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Biografia do Autor

Névio de Campos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutor em Educação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Membro estrangeiro do Centre Européen de Sociologie et de Science Politique (CESSP).

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Publicado

2025-02-07

Como Citar

CAMPOS, N. de. 30 anos de PPGE-UEPG (1994-2024): espaço de experiência e horizonte de expectativa. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.23384.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23384. Acesso em: 24 mar. 2025.