O corpo criança e o corpo adulto na pesquisa com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.23491.002

Resumo

Por meio de uma investigação desenvolvida no período de 2018 a 2020, cujo objetivo foi compreender o ponto de vista das crianças sobre como é sua experiência de atravessar da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental, apresenta-se, neste texto, o conceito de corpo criança na relação com o corpo adulto na pesquisa com crianças. A pesquisa foi realizada em duas instituições escolares: um Centro Municipal de Educação Infantil e uma escola de anos iniciais do Ensino Fundamental, no município de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Teve uma abordagem qualitativa, com base interpretativa de cunho etnográfico, e adaptou os instrumentos de produção de dados aos contextos da investigação: observação participante, entrevistas individuais e visitas monitoradas. Com abordagem teórica da Sociologia da Infância, pela qual se entende o corpo criança como sujeito competente, criativo e produtor de cultura, amplia-se, neste artigo, a reflexão sobre os conceitos de corpo criança e corpo adulto, colaborando com a legitimidade das vozes das crianças e suas diferentes formas de participação nas pesquisas em contexto educacional. A pesquisa trouxe alguns resultados e reflexões, como a revelação de que as crianças gostam e desejam as mudanças inerentes aos contextos de suas escolas; e que o corpo criança, na travessia da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental, é tanto o lugar de sua experiência quanto o lugar de suas interpretações e ações sociais. Por meio desta investigação, defende-se a postura do menos-adulto como uma forma ética de relação entre o corpo adulto e o corpo criança no processo de produção de dados em pesquisa com crianças.

Palavras-chave: Corpo criança. Corpo adulto. Pesquisa com crianças. Menos-adulto.

 

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
143
Jan 16 '25Jan 19 '25Jan 22 '25Jan 25 '25Jan 28 '25Jan 31 '25Feb 01 '25Feb 04 '25Feb 07 '25Feb 10 '25Feb 13 '2513
|

Biografia do Autor

Gisele Brandelero Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora associada do Departamento de Educação Física e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2025-01-15

Como Citar

CAMARGO, G. B.; GARANHANI, M. C. O corpo criança e o corpo adulto na pesquisa com crianças. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.23491.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23491. Acesso em: 24 fev. 2025.