Impactos socioeconómicos y ambientales de los procesos formativos realizados en las comunidades triétnicas e indígenas de Pueblo Rico, Colombia
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.22671.013Resumo
Las comunidades étnicas e indígenas de Pueblo Rico, Colombia, son consideradas como una población prioritaria en la implementación de proyectos de educación rural para promover las capacidades productivas y agrícolas del municipio. En el presente artículo se describen los impactos socioeconómicos y ambientales derivados de un convenio interinstitucional que buscó fortalecer la economía y desarrollo rural en el municipio, teniendo en cuenta cuatro ejes de intervención: participación ciudadana, igualdad de género, economía campesina e identidad cultural. Participaron 341 actores sociales, entre ellos estudiantes, docentes, padres de familia, y líderes indígenas y comunitarios. El proyecto evidenció un impacto significativo en el fortalecimiento de las capacidades productivas de cultivos vegetales y animales, mediante la creación de unidades productivas que integran a los miembros de la comunidad, propician la participación de las mujeres en las actividades de producción agrícola, fortalecen la identidad cultural y facilitan la convivencia interétnica.
Palabras clave: Producción de Cultivos. Educación Rural. Distribución Étnica.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Práxis Educativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.