Da escassez à potência do brincar: corpo/movimento na formação de professores – um estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.23355.008

Resumo

Analisa-se, neste artigo, a produção acadêmica no âmbito da Pós-Graduação em Educação, cujos estudos abordam o brincar, o corpo e o movimento na formação de professores de Educação Infantil. O objetivo foi verificar como o tema é abordado nos espaços de formação, em específico no curso de Pedagogia. Este estudo caracteriza-se como uma revisão bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento (Morosini; Kohls-Santos; Bittencourt, 2021). Recorreu-se às produções científicas dos anos de 2006 a 2016, refinadas a partir de descritores, categorizadas e analisadas. Os resultados indicam que o referencial teórico das pesquisas apresenta influência dos estudos sobre o corpo oriundos da Educação Física, clássicos da Educação Infantil e influência de temas como participação e protagonismo da criança, demarcando a existência de uma lacuna quanto ao corpo da criança/movimento como foco da Pedagogia.

Palavras-chave:  Corpo/movimento. Brincar. Professores de Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de La Plata – Argentina. Professora no Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil (GEPEEDI), aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-UEPG).

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Publicado

2025-01-28

Como Citar

CAMARGO, D. Da escassez à potência do brincar: corpo/movimento na formação de professores – um estado do conhecimento. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.23355.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23355. Acesso em: 24 fev. 2025.