Ética, reflexividade e “momentos eticamente importantes” na pesquisa

Autores

  • Marilys Guillemin University of Melbourne
  • Lynn Gillam University of Melbourne

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24496.003

Resumo

Tensões éticas fazem parte da prática cotidiana da pesquisa, de todos os tipos. Como os pesquisadores lidam com problemas éticos que surgem na prática de suas pesquisas, e há estruturas conceituais nas quais eles podem se basear para auxiliá-los? Este artigo examina a relação entre reflexividade e ética em pesquisa. Ele se concentra no que constitui a prática ética de pesquisa em pesquisa qualitativa e em como os pesquisadores efetivam a prática ética em pesquisa. Como uma estrutura para pensar sobre essas questões, as autoras distinguem duas dimensões diferentes de ética em pesquisa, o que elas designam como ética procedimental e “ética na prática”. A relação entre elas e o impacto que cada uma tem na realização da pesquisa são examinados. O artigo baseia-se na noção de reflexividade como uma maneira útil de entender tanto a natureza da ética na pesquisa qualitativa quanto como a prática ética em pesquisa pode ser efetivada.

Palavras-chave: Ética em pesquisa. Reflexividade. Prática de pesquisa.

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Biografia do Autor

Marilys Guillemin, University of Melbourne

University of Melbourne.

Lynn Gillam, University of Melbourne

University of Melbourne.

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Publicado

2025-01-21

Como Citar

GUILLEMIN, M.; GILLAM, L. Ética, reflexividade e “momentos eticamente importantes” na pesquisa. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24496.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24496. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética, Integridade e Inteligência Artificial