Ética, reflexividade e “momentos eticamente importantes” na pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24496.003Resumo
Tensões éticas fazem parte da prática cotidiana da pesquisa, de todos os tipos. Como os pesquisadores lidam com problemas éticos que surgem na prática de suas pesquisas, e há estruturas conceituais nas quais eles podem se basear para auxiliá-los? Este artigo examina a relação entre reflexividade e ética em pesquisa. Ele se concentra no que constitui a prática ética de pesquisa em pesquisa qualitativa e em como os pesquisadores efetivam a prática ética em pesquisa. Como uma estrutura para pensar sobre essas questões, as autoras distinguem duas dimensões diferentes de ética em pesquisa, o que elas designam como ética procedimental e “ética na prática”. A relação entre elas e o impacto que cada uma tem na realização da pesquisa são examinados. O artigo baseia-se na noção de reflexividade como uma maneira útil de entender tanto a natureza da ética na pesquisa qualitativa quanto como a prática ética em pesquisa pode ser efetivada.
Palavras-chave: Ética em pesquisa. Reflexividade. Prática de pesquisa.
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