ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24247.007

Resumo

Para dar resposta às exigências atuais de desenvolvimento de capacidades e de disposições de Pensamento Crítico e Criativo (PCC), foi concebido o Modelo de Aprendizagem de PCC com recurso a um modelo de Inteligência Artificial Generativa – o ChatGPT – para alunos do ensino secundário. O Modelo (PCC_IAGen) apresenta seis etapas, nas quais o ChatGPT surge como mentor, ferramenta e simulador. Este estudo tem como objetivos caraterizar os alunos através da aplicação de um Teste de Pensamento Crítico e Criativo e uma Escala de Disposições de Pensamento Crítico e compreender como evoluem as capacidades e as disposições após a aplicação do modelo PCC_IAGen. O estudo realizou-se em Portugal, envolvendo 23 alunos do 12º ano. Os alunos tiveram um nível inicial elevado de capacidades e de disposições de PCC e, também, uma melhoria moderada das capacidades e um aumento significativo nas disposições, especialmente entre os alunos com pontuações iniciais mais baixas.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Modelo de Aprendizagem de Pensamento Crítico e Criativo. Inteligência Artificial Generativa.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
233
Jan 28 '25Jan 31 '25Feb 01 '25Feb 04 '25Feb 07 '25Feb 10 '25Feb 13 '25Feb 16 '25Feb 19 '25Feb 22 '25Feb 25 '2557
|

Biografia do Autor

Rosa Sandra Paiva, Universidade Aveiro

Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento da Educação e Psicologia, Universidade Aveiro e Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), Investigadora, Estudante de Doutoramento.

António Pedro Costa, Universidade de Aveiro

Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e Psicologia (DEP), Universidade de Aveiro (UA), Investigador Principal.

Luís Paulo Reis, Universidade do Porto

Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, LIACC (membro do LASI/LA), Professor Associado.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

PAIVA, R. S.; COSTA, A. P.; REIS, L. P. ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24247.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24247. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética, Integridade e Inteligência Artificial