ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24247.007

Resumo

Para dar resposta às exigências atuais de desenvolvimento de capacidades e de disposições de Pensamento Crítico e Criativo (PCC), foi concebido o Modelo de Aprendizagem de PCC com recurso a um modelo de Inteligência Artificial Generativa – o ChatGPT – para alunos do ensino secundário. O Modelo (PCC_IAGen) apresenta seis etapas, nas quais o ChatGPT surge como mentor, ferramenta e simulador. Este estudo tem como objetivos caraterizar os alunos através da aplicação de um Teste de Pensamento Crítico e Criativo e uma Escala de Disposições de Pensamento Crítico e compreender como evoluem as capacidades e as disposições após a aplicação do modelo PCC_IAGen. O estudo realizou-se em Portugal, envolvendo 23 alunos do 12º ano. Os alunos tiveram um nível inicial elevado de capacidades e de disposições de PCC e, também, uma melhoria moderada das capacidades e um aumento significativo nas disposições, especialmente entre os alunos com pontuações iniciais mais baixas.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Modelo de Aprendizagem de Pensamento Crítico e Criativo. Inteligência Artificial Generativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosa Sandra Paiva, Universidade Aveiro

Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento da Educação e Psicologia, Universidade Aveiro e Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), Investigadora, Estudante de Doutoramento.

António Pedro Costa, Universidade de Aveiro

Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Departamento de Educação e Psicologia (DEP), Universidade de Aveiro (UA), Investigador Principal.

Luís Paulo Reis, Universidade do Porto

Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, LIACC (membro do LASI/LA), Professor Associado.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

PAIVA, R. S.; COSTA, A. P.; REIS, L. P. ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–23, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24247.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24247. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética, Integridade e Inteligência Artificial