Técnicas persuasivas na formação inicial docente para o Ensino de Ciências: proposições a partir da concepção aristotélica de retórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.23481.012

Resumo

O impacto da escalada de desinformação, negacionismo científico e polarização ideológica sobre o Ensino de Ciências evidencia a necessidade de elaborar estratégias que promovam confiança na ciência e reflexão crítica. Neste estudo, examina-se a integração dos princípios da concepção aristotélica de retórica na formação inicial docente, com foco no desenvolvimento de técnicas persuasivas para circunstâncias que exigem “sabedoria prática”. A pesquisa, de campo, qualitativa, exploratória e interpretativa, combinou revisão teórica, análise documental e observação participante em regências de licenciandas em Ciências Biológicas ministradas no Ensino Fundamental. Os resultados indicam o Estágio Supervisionado em Biologia como um espaço propício para a construção de saberes docentes fundamentados em compromissos éticos, epistemológicos e dialéticos, integrando técnicas persuasivas ao ensino. Argumenta-se que a incorporação de princípios da retórica aristotélica fortalece o ethos profissional e aprimora o Ensino de Ciências, especialmente em contextos permeados pelo descrédito de informações cientificamente comprovadas e pela polarização política. Este estudo contribui para o campo educacional ao evidenciar estratégias formativas que preparam docentes para as complexidades do ensino, ressaltando a importância de promover a cultura da persuasão em contraposição à coerção.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Desinformação. Persuasão metódica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

No metrics found.

Biografia do Autor

Crisóstomo Pinto Ñgala, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE-UEPG), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências da UEPG (GEPEC-UEPG), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Marcela Teixeira Godoy, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), professora do Departamento de Biologia da UEPG e do PPGE-UEPG, e coordenadora do GEPEC-UEPG.

Downloads

Publicado

2025-03-11

Como Citar

ÑGALA, C. P.; GODOY, M. T. Técnicas persuasivas na formação inicial docente para o Ensino de Ciências: proposições a partir da concepção aristotélica de retórica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–15, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.23481.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23481. Acesso em: 13 mar. 2025.