v. 13 n. 2 (2018): Dossiê: Desenvolvimento profissional docente

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0001
    Simone Regina Manosso Cartaxo, Susana Soares Tozetto
    276-277
  • El desarrollo profesional docente: una cuestión política y pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0002
    Andrea Alliaud
    278-293
  • Capacitación y acompañamiento pedagógico de profesores universitarios noveles: efectos sobre el uso de estrategias de enseñanza

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0003
    Anastassis Kozanitis, Louise Ménard, Sébastien Boucher
    294-311
  • Colaboração entre pares em programas de desenvolvimento profissional docente

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0004
    Patrícia Meyer, Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Cecília Borges
    312-329
  • A construção da identidade de uma mentora: o Programa de Formação Online de Mentores em foco

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0005
    Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Débora Cristina Massetto, Paula Grizzo Gobato, Fabiana Vigo Azevedo Borges
    330-347
  • Por que a docência? Marcadores sociopedagógicos do desenvolvimento profissional de aspirantes à carreira docente

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0006
    Marta Nörnberg, Maiane Liane Hatschbach Ourique
    348-364
  • Ser formador nas licenciaturas: desafios da aprendizagem docente

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0007
    Dóris Pires Vargas Bolzan, Ana Carla Hollweg Powaczuk, Silvia Maria de Aguiar Isaia
    365-384
  • Desenvolvimento profissional docente: articulação entre contextos e disposições

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0008
    Elisabeth Barolli, Wilson Elmer Nascimento, Juliana de Oliveira Maia
    385-406
  • As transformações do trabalho docente: ser professor hoje

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0009
    Amanda Cristina Ribeiro, Renan Bandeirante de Araújo
    407-424
  • Desenvolvimento profissional dos professores: aspectos conceituais e práticos

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0010
    Márcia Souza Hobold
    425-442
  • Imitação-criação no processo de formação para o desenvolvimento profissional docente

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0011
    Walêska Dayse Dias de Sousa, Andrea Maturano Longarezi
    443-462
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: a formação continuada na prática dos professores alfabetizadores

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0012
    Andréa de Paula Pires, Marisa Schneckenberg
    463-480
  • Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras: malha e laços

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0013
    Liliamar Hoça, Joana Paulin Romanowski
    481-498
  • As apropriações da profissão docente no estágio probatório: em busca de lógicas para além da avaliação de desempenho

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0014
    Adriana Aparecida de Lima Oliveira, Regina Cely de Campos Hagemeyer
    499-514
  • As tecnologias digitais e o ensino de Química: o caso do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores da CAPES

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0015
    Marcelo Prado Amaral-Rosa, Marcelo Leandro Eichler
    515-539
  • Professor@ facebookeir@ e seu desenvolvimento profissional docente em um contexto informal

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0016
    Daniela Tomio, Katiúscia Raika Brandt Bihringer, Luciane Katheryne Lourenço Trigo
    540-554

Demanda Contínua - Artigos

  • Indicações circunstanciais como signos potencializadores da construção de conceitos relacionados à experimentação animal na educação científica

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0017
    Marcela Teixeira Godoy, Carlos Eduardo Laburú
    555-577
  • Estilos de aprendizagem no Ensino Superior: enfrentando a evasão e a retenção

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0018
    Vanessa Matos dos Santos
    578-595
  • O estado da arte das pesquisas sobre o ensino de Ciências para estudantes surdos

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0019
    Ronaldo Santos Santana, Cássia Geciauskas Sofiato
    596-616
  • Participação política de estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0020
    Carina Alves da Silva Darcoleto, Geovani Roberto Kreling
    617-633