v. 13 n. 2 (2018): Dossiê: Desenvolvimento profissional docente

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente

  • Apresentação

    Simone Regina Manosso Cartaxo, Susana Soares Tozetto
    276-277
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0001
  • El desarrollo profesional docente: una cuestión política y pedagógica

    Andrea Alliaud
    278-293
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0002
  • Capacitación y acompañamiento pedagógico de profesores universitarios noveles: efectos sobre el uso de estrategias de enseñanza

    Anastassis Kozanitis, Louise Ménard, Sébastien Boucher
    294-311
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0003
  • Colaboração entre pares em programas de desenvolvimento profissional docente

    Patrícia Meyer, Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Cecília Borges
    312-329
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0004
  • A construção da identidade de uma mentora: o Programa de Formação Online de Mentores em foco

    Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Débora Cristina Massetto, Paula Grizzo Gobato, Fabiana Vigo Azevedo Borges
    330-347
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0005
  • Por que a docência? Marcadores sociopedagógicos do desenvolvimento profissional de aspirantes à carreira docente

    Marta Nörnberg, Maiane Liane Hatschbach Ourique
    348-364
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0006
  • Ser formador nas licenciaturas: desafios da aprendizagem docente

    Dóris Pires Vargas Bolzan, Ana Carla Hollweg Powaczuk, Silvia Maria de Aguiar Isaia
    365-384
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0007
  • Desenvolvimento profissional docente: articulação entre contextos e disposições

    Elisabeth Barolli, Wilson Elmer Nascimento, Juliana de Oliveira Maia
    385-406
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0008
  • As transformações do trabalho docente: ser professor hoje

    Amanda Cristina Ribeiro, Renan Bandeirante de Araújo
    407-424
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0009
  • Desenvolvimento profissional dos professores: aspectos conceituais e práticos

    Márcia Souza Hobold
    425-442
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0010
  • Imitação-criação no processo de formação para o desenvolvimento profissional docente

    Walêska Dayse Dias de Sousa, Andrea Maturano Longarezi
    443-462
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0011
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: a formação continuada na prática dos professores alfabetizadores

    Andréa de Paula Pires, Marisa Schneckenberg
    463-480
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0012
  • Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras: malha e laços

    Liliamar Hoça, Joana Paulin Romanowski
    481-498
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0013
  • As apropriações da profissão docente no estágio probatório: em busca de lógicas para além da avaliação de desempenho

    Adriana Aparecida de Lima Oliveira, Regina Cely de Campos Hagemeyer
    499-514
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0014
  • As tecnologias digitais e o ensino de Química: o caso do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores da CAPES

    Marcelo Prado Amaral-Rosa, Marcelo Leandro Eichler
    515-539
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0015
  • Professor@ facebookeir@ e seu desenvolvimento profissional docente em um contexto informal

    Daniela Tomio, Katiúscia Raika Brandt Bihringer, Luciane Katheryne Lourenço Trigo
    540-554
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0016

Demanda Contínua - Artigos

  • Indicações circunstanciais como signos potencializadores da construção de conceitos relacionados à experimentação animal na educação científica

    Marcela Teixeira Godoy, Carlos Eduardo Laburú
    555-577
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0017
  • Estilos de aprendizagem no Ensino Superior: enfrentando a evasão e a retenção

    Vanessa Matos dos Santos
    578-595
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0018
  • O estado da arte das pesquisas sobre o ensino de Ciências para estudantes surdos

    Ronaldo Santos Santana, Cássia Geciauskas Sofiato
    596-616
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0019
  • Participação política de estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Carina Alves da Silva Darcoleto, Geovani Roberto Kreling
    617-633
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0020