Imitação-criação no processo de formação para o desenvolvimento profissional docente

Autores

  • Walêska Dayse Dias de Sousa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Andrea Maturano Longarezi Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0011

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa realizada com professores do Ensino Superior com o objetivo de sistematizar processos formativos que favoreçam o desenvolvimento profissional docente, tendo a teoria histórico-cultural como aporte teórico. O procedimento teórico-metodológico utilizado foi a intervenção didático-formativa com a utilização combinada de questionários, entrevistas, observação de aulas, análise de documentos e encontros formativos. As análises permitiram concluir que o processo de imitação-criação favorece o desenvolvimento profissional docente. Os fundamentos teóricos relacionados ao ensino só produzem sentido para o professor em criações que o ajudam a materializar a prática pedagógica, o que contribui para o seu desenvolvimento profissional. Assim sendo, a formação deve oportunizar a construção de conceitos teóricos vivenciados na prática pedagógica por meio da imitação-criação docente.

 

Palavras-chave: Docência universitária. Formação de professores. Teoria histórico-cultural.

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Biografia do Autor

Walêska Dayse Dias de Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestre e Doutora em Educação, Supervisora do Serviço de Formação Docente da DATP - Divisão de Apoio Técnico Pedagógico da Pró-Reitoria de Ensino, áreas de pesquisa: formação de professores, didática desenvolvimental

Andrea Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Educação Escolar, Professora Adjunto da Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, áreas de pesquisa: formação de professores, didática desenvolvimental, metodologias de pesquisa com base na didática desenvolvimental

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

DIAS DE SOUSA, W. D.; LONGAREZI, A. M. Imitação-criação no processo de formação para o desenvolvimento profissional docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 443–462, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10308. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente