Imitação-criação no processo de formação para o desenvolvimento profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0011Resumo
Este artigo trata de uma pesquisa realizada com professores do Ensino Superior com o objetivo de sistematizar processos formativos que favoreçam o desenvolvimento profissional docente, tendo a teoria histórico-cultural como aporte teórico. O procedimento teórico-metodológico utilizado foi a intervenção didático-formativa com a utilização combinada de questionários, entrevistas, observação de aulas, análise de documentos e encontros formativos. As análises permitiram concluir que o processo de imitação-criação favorece o desenvolvimento profissional docente. Os fundamentos teóricos relacionados ao ensino só produzem sentido para o professor em criações que o ajudam a materializar a prática pedagógica, o que contribui para o seu desenvolvimento profissional. Assim sendo, a formação deve oportunizar a construção de conceitos teóricos vivenciados na prática pedagógica por meio da imitação-criação docente.
Palavras-chave: Docência universitária. Formação de professores. Teoria histórico-cultural.
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