Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras: malha e laços

Autores

  • Liliamar Hoça Universidade Positivo
  • Joana Paulin Romanowski Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0013

Resumo

Este estudo analisa o desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras, considerando experiências docentes, conhecimentos, necessidades, dificuldades, no sentido de definir os elementos constitutivos desse processo. A abordagem de pesquisa é qualitativa, e, para a coleta de dados, utilizou-se a metodologia de história de vida e formação, com sessões de narrativas. A análise foi realizada a partir de Marcelo Garcia (1999, 2009a, 2009b), Day (2001), Oliveira-Formosinho (2009), Hubermann (2007) e Josso (2007). Foi possível apreender da análise que o desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras se constitui como uma malha, que sustenta fazeres, ideias, concepções, conhecimentos e práticas, sendo as evidências do processo de aprendizagem das crianças o elemento que as fazem permanecer como alfabetizadoras. Identificou-se a presença de laços constituídos pelas relações de parentesco, geracionais e contextuais da profissão nesse processo.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional. Professoras alfabetizadoras. Histórias de vida.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liliamar Hoça, Universidade Positivo

Doutora em Educação; Mestre em Educação;Licenciada em Pedagogia; Especialista em modalidades de intervençao na aprendizagem, educação espeial e alfabetização. Professora no curso de Pedagogia da Universidade Positivo  e pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

HOÇA, L.; ROMANOWSKI, J. P. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras: malha e laços. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 481–498, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10333. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente