Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras: malha e laços

Autores

  • Liliamar Hoça Universidade Positivo
  • Joana Paulin Romanowski Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0013

Resumo

Este estudo analisa o desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras, considerando experiências docentes, conhecimentos, necessidades, dificuldades, no sentido de definir os elementos constitutivos desse processo. A abordagem de pesquisa é qualitativa, e, para a coleta de dados, utilizou-se a metodologia de história de vida e formação, com sessões de narrativas. A análise foi realizada a partir de Marcelo Garcia (1999, 2009a, 2009b), Day (2001), Oliveira-Formosinho (2009), Hubermann (2007) e Josso (2007). Foi possível apreender da análise que o desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras se constitui como uma malha, que sustenta fazeres, ideias, concepções, conhecimentos e práticas, sendo as evidências do processo de aprendizagem das crianças o elemento que as fazem permanecer como alfabetizadoras. Identificou-se a presença de laços constituídos pelas relações de parentesco, geracionais e contextuais da profissão nesse processo.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional. Professoras alfabetizadoras. Histórias de vida.

Downloads

Métricas

Viste PDF
349
Oct 31 '17Nov 01 '17Nov 04 '17Nov 07 '17Nov 10 '17Nov 13 '17Nov 16 '17Nov 19 '17Nov 22 '17Nov 25 '17Nov 28 '178
| |
Altri formati
97
Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20266.0
|

Biografia do Autor

Liliamar Hoça, Universidade Positivo

Doutora em Educação; Mestre em Educação;Licenciada em Pedagogia; Especialista em modalidades de intervençao na aprendizagem, educação espeial e alfabetização. Professora no curso de Pedagogia da Universidade Positivo  e pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

HOÇA, L.; ROMANOWSKI, J. P. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras: malha e laços. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 481–498, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10333. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente