As tecnologias digitais e o ensino de Química: o caso do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores da CAPES
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0015Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar o panorama global da formação de professores ofertada pela CAPES, ocorrida em Portugal e com acompanhamento no Brasil, com a finalidade de apresentar as categorias de análise provenientes do campo empírico. A abordagem é qualitativa com inspiração (micro)etnográfica, tendo como estratégia o estudo de caso. A investigação durou três anos e houve imersões internacionais e nacionais. Os sujeitos foram 50 professores de Química na fase internacional e 10 professores na fase nacional. A análise foi baseada na Análise de conteúdo com auxílio do software QSR Nvivo. Os principais resultados foram o surgimento de três domínios emergentes: i) Aqui na escola; ii) As pessoas aqui; e iii) Lá em Portugal. Os resultados indicaram a existência de divergências entre o programa de formação e as expectativas dos cursistas, bem como entre as narrativas e as práticas dos professores.
Palavras-chave: Formação de professores. Cooperação internacional. Tecnologias digitais. Ensino de Química.
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