Capacitación y acompañamiento pedagógico de profesores universitarios noveles: efectos sobre el uso de estrategias de enseñanza
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0003Resumo
Varias universidades ofrecen capacitación pedagógica y acompañamiento a los profesores noveles en el afán de llevarlos a centrarse más en el aprendizaje de los estudiantes que en la transmisión de contenidos. No obstante, ¿tienen esta capacitación y acompañamiento un efecto en las estrategias pedagógicas empleadas por los profesores?, ¿existe una distinción entre dichas estrategias y las de los docentes sin capacitación? En este texto se presentan los datos recogidos durante tres años, mediante observación y entrevista, con 22 docentes noveles, de los cuales 9 están capacitados, 8 capacitados y objeto de un acompañamiento y 5 no son capacitados. No parece haber una diferencia notoria entre los profesores, sin embargo todos utilizan estrategias que van más allá de la mera transmisión de contenido.
Palabras clave: Capacitación. Acompañamiento pedagógico. Profesores noveles. Estrategias de enseñanza.Universidad.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.