As transformações do trabalho docente: ser professor hoje

Autores

  • Amanda Cristina Ribeiro Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus de Paranavaí
  • Renan Bandeirante de Araújo Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus de Paranavaí

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0009

Resumo

Neste artigo, analisa-se, criticamente, o perfil social e profissional característico do docente contemporâneo. Interessa aqui abordar a intrínseca relação entre a sua emergência e o modelo toyotista de produção disseminado paulatinamente nos países capitalistas centrais a partir da segunda metade da década de 1970. Em sintonia com as mudanças gestadas na reorganização da acumulação capitalista, a atividade social assumida pelos docentes adquiriu novas características, delineando um novo perfil docente com base na difusão das teses do “professor reflexivo”, em consonância com as novas necessidades do mundo do trabalho. Indicam-se alguns aspectos do corolário típicos da reorganização flexível da produção predominantemente toyotista e as correlatas reformas educacionais da década de 1990, processo impulsionador das novas resoluções e planos educacionais, das políticas voltadas à formação docente, ao currículo e às práticas pedagógicas empreendidas pelo Estado brasileiro.

 

Palavras-chave: Toyotismo. Acumulação flexível. Educação. Trabalho docente.

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Publicado

2017-11-21

Como Citar

RIBEIRO, A. C.; ARAÚJO, R. B. de. As transformações do trabalho docente: ser professor hoje. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 407–424, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10296. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente