Indicações circunstanciais como signos potencializadores da construção de conceitos relacionados à experimentação animal na educação científica

Autores

  • Marcela Teixeira Godoy Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Carlos Eduardo Laburú UEL

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0017

Resumo

O artigo problematiza a temática da experimentação animal com licenciandos (S = 14) em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Estado do Paraná. Fundamentado na semiologia das mensagens e sinais (PRIETO, 1973, 1977), o trabalho traz a análise das informações coletadas de uma unidade didática a respeito do tema. O objetivo da pesquisa foi avaliar o papel das indicações circunstanciais na construção dos conceitos relacionados à experimentação animal. Demonstra-se que as indicações circunstanciais podem ser signos utilizados pelo professor com a finalidade não só de aclarar o discurso e reduzir ambiguidades, mas promover o pensamento reflexivo dos estudantes.

 

Palavras-chave: Indicações Circunstanciais. Semiologia de Prieto. Experimentação Animal.

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Publicado

2017-12-11

Como Citar

GODOY, M. T.; LABURÚ, C. E. Indicações circunstanciais como signos potencializadores da construção de conceitos relacionados à experimentação animal na educação científica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 555–577, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10561. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

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