Estilos de aprendizagem no Ensino Superior: enfrentando a evasão e a retenção

Autores

  • Vanessa Matos dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0018

Resumo

A evasão e a retenção têm se configurado, hoje, como um dos maiores desafios para o Ensino Superior, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados obtidos com a utilização da metodologia dos estilos de aprendizagem no desenvolvimento de audiovisuais educativos baseados nos quatro diferentes estilos propostos por Alonso, Gallego e Honey (2007), quais sejam: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Relata-se, neste texto, o percurso desenvolvido pelo grupo que trabalhou no projeto que superou, em termos qualitativos e quantitativos, as metas inicialmente traçadas e revelou nuances importantes e inovadoras a respeito do processo educativo a partir do engajamento dos discentes. Destaca-se, aqui, principalmente, o fato de que os estilos não são rótulos para catalogação de alunos, mas, sim, uma metodologia de ensino que implica uma didática específica.

 

Palavras-chave: Estilos de aprendizagem. Evasão. Retenção.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
716
Dec 22 '17Dec 25 '17Dec 28 '17Dec 31 '17Jan 01 '18Jan 04 '18Jan 07 '18Jan 10 '18Jan 13 '18Jan 16 '18Jan 19 '185.0
| |
Outros formatos de visualizações
101
Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20266.0
|
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 17
  • Mendeley - Readers: 7
  • Mendeley - Readers: 5

Biografia do Autor

Vanessa Matos dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação Escolar pela Unesp / Araraquara –SP, com estágio doutoral no exterior realizado na UNED em Madrid, Espanha. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA – USP. Docente de Telejornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com atuação também  no Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação da mesma instituição. Presidente do Conselho Curador da Fundação Rádio e Televisão Universitária de Uberlândia (RTU / UFU). E-mail: vanessamatos@ufu.br e vanmatos.santos@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

DOS SANTOS, V. M. Estilos de aprendizagem no Ensino Superior: enfrentando a evasão e a retenção. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 578–595, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10347. Acesso em: 13 abr. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos