Estilos de aprendizagem no Ensino Superior: enfrentando a evasão e a retenção

Autores

  • Vanessa Matos dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0018

Resumo

A evasão e a retenção têm se configurado, hoje, como um dos maiores desafios para o Ensino Superior, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados obtidos com a utilização da metodologia dos estilos de aprendizagem no desenvolvimento de audiovisuais educativos baseados nos quatro diferentes estilos propostos por Alonso, Gallego e Honey (2007), quais sejam: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. Relata-se, neste texto, o percurso desenvolvido pelo grupo que trabalhou no projeto que superou, em termos qualitativos e quantitativos, as metas inicialmente traçadas e revelou nuances importantes e inovadoras a respeito do processo educativo a partir do engajamento dos discentes. Destaca-se, aqui, principalmente, o fato de que os estilos não são rótulos para catalogação de alunos, mas, sim, uma metodologia de ensino que implica uma didática específica.

 

Palavras-chave: Estilos de aprendizagem. Evasão. Retenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Matos dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação Escolar pela Unesp / Araraquara –SP, com estágio doutoral no exterior realizado na UNED em Madrid, Espanha. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA – USP. Docente de Telejornalismo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com atuação também  no Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação da mesma instituição. Presidente do Conselho Curador da Fundação Rádio e Televisão Universitária de Uberlândia (RTU / UFU). E-mail: vanessamatos@ufu.br e vanmatos.santos@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

DOS SANTOS, V. M. Estilos de aprendizagem no Ensino Superior: enfrentando a evasão e a retenção. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 578–595, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10347. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos