Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: a formação continuada na prática dos professores alfabetizadores

Autores

  • Andréa de Paula Pires Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro
  • Marisa Schneckenberg Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0012

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da política educacional de formação continuada oferecida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na prática dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino. Para a análise, optou-se, como referencial teórico-metodológico, pela abordagem do ciclo de políticas do inglês Stephen Ball e seus colaboradores: Bowe, Ball e Gold (1992). Contempla-se, também, Mainardes (2006), detendo-se, neste texto, na análise do terceiro contexto, o contexto da prática. A análise das vozes dos participantes desta pesquisa permitiu inferir que a formação continuada do PNAIC é uma ação inovadora e necessária, mas não suficiente para um impulso efetivo da qualidade da educação. Destarte, defende-se que a melhoria de tal qualidade demanda o encaminhamento de outras práticas, que vão além da formação continuada de professores.

 

Palavras-chave: Política educacional. Formação continuada. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
544
Dec 04 '17Dec 07 '17Dec 10 '17Dec 13 '17Dec 16 '17Dec 19 '17Dec 22 '17Dec 25 '17Dec 28 '17Dec 31 '17Jan 01 '185.0
| |
Visualizaciones de otros formatos
69
Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20265.0
|
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 3
  • Mendeley - Readers: 1

Biografia do Autor

Andréa de Paula Pires, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Professora colaboradora na UNICENTRO/DEPED.

Marisa Schneckenberg, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Professora do Curso de Pedagogia e do PPGE/UNICENTRO.

Professora Orientadora

Downloads

Publicado

2017-12-03

Como Citar

PIRES, A. de P.; SCHNECKENBERG, M. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: a formação continuada na prática dos professores alfabetizadores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 463–480, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10200. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente