Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: a formação continuada na prática dos professores alfabetizadores

Autores

  • Andréa de Paula Pires Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro
  • Marisa Schneckenberg Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0012

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da política educacional de formação continuada oferecida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na prática dos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino. Para a análise, optou-se, como referencial teórico-metodológico, pela abordagem do ciclo de políticas do inglês Stephen Ball e seus colaboradores: Bowe, Ball e Gold (1992). Contempla-se, também, Mainardes (2006), detendo-se, neste texto, na análise do terceiro contexto, o contexto da prática. A análise das vozes dos participantes desta pesquisa permitiu inferir que a formação continuada do PNAIC é uma ação inovadora e necessária, mas não suficiente para um impulso efetivo da qualidade da educação. Destarte, defende-se que a melhoria de tal qualidade demanda o encaminhamento de outras práticas, que vão além da formação continuada de professores.

 

Palavras-chave: Política educacional. Formação continuada. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

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Biografia do Autor

Andréa de Paula Pires, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Professora colaboradora na UNICENTRO/DEPED.

Marisa Schneckenberg, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Professora do Curso de Pedagogia e do PPGE/UNICENTRO.

Professora Orientadora

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Publicado

2017-12-03

Como Citar

PIRES, A. de P.; SCHNECKENBERG, M. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: a formação continuada na prática dos professores alfabetizadores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 463–480, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10200. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente