A apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil e na Argentina (2015-2022)
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22809.012Resumo
O propósito desta investigação consiste em apresentar a contribuição e os limites da apropriação do referencial teórico-metodológico, fundamentado na obra do filósofo e sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002), a partir da produção de pesquisadores brasileiros e argentinos publicada em periódicos científicos do campo científico das políticas educacionais no período compreendido entre 2015 e 2022. A partir da metapesquisa, foi possível evidenciar especialmente a consistência da apropriação da teoria e do método de Bourdieu e a relevância de estudos que se dispõem a investir em uma apropriação do modo de trabalho do autor. Tal análise poderá ampliar e contribuir na análise da produção no campo científico das políticas públicas educacionais em ambos os países, assim como na formação de seus pesquisadores.
Palavras-chave: Políticas educacionais. Metapesquisa. Pierre Bourdieu.
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