A apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil e na Argentina (2015-2022)

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22809.012

Resumo

O propósito desta investigação consiste em apresentar a contribuição e os limites da apropriação do referencial teórico-metodológico, fundamentado na obra do filósofo e sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002), a partir da produção de pesquisadores brasileiros e argentinos publicada em periódicos científicos do campo científico das políticas educacionais no período compreendido entre 2015 e 2022. A partir da metapesquisa, foi possível evidenciar especialmente a consistência da apropriação da teoria e do método de Bourdieu e a relevância de estudos que se dispõem a investir em uma apropriação do modo de trabalho do autor. Tal análise poderá ampliar e contribuir na análise da produção no campo científico das políticas públicas educacionais em ambos os países, assim como na formação de seus pesquisadores.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Metapesquisa. Pierre Bourdieu.

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Biografia do Autor

Marisa Schneckenberg, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação. Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Hernán Mariano Amar, Universidad Pedagógica Nacional

Doutor em Ciências Sociais. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas-Universidad Pedagógica Nacional (CONICET-UNIPE), Argentina.

Jorge Manuel Gorostiaga, niversidad Nacional de San Martín

Doutor em Análise Social e Comparada da Educação. Laboratorio de Investigación en Ciencias Humanas, Escuela de Humanidades de la Universidad Nacional de San Martín/Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas.

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Publicado

2024-03-18

Como Citar

SCHNECKENBERG, M.; AMAR, H. M.; GOROSTIAGA, J. M. A apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil e na Argentina (2015-2022). Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22809.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22809. Acesso em: 22 dez. 2024.