Amizades entre crianças bem pequenas no cotidiano da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24786.022

Resumo

Este artigo decorre de uma pesquisa etnográfica no campo dos Estudos Sociais da Infância, que investigou como crianças de 3 anos de idade expressam suas amizades na Educação Infantil. As estratégias de geração de dados foram a observação participante, o diário de campo, a gravação de voz e a escrita de episódios. Mediante a leitura dos dados, foram definidas como unidades analíticas: os generalismos no uso do termo “amigo” nas mediações adultas; as afirmações no uso do termo “amigo’ pelas crianças; as expressividades performáticas das crianças no uso do termo “amigo’; e as amizades das crianças em nuances. Infere-se que a amizade é constituída por uma dinâmica de socialização que ocorre nas brincadeiras das crianças, nas conversas entre pares, nas interações com adultos, na realização de propostas, entre outras situações em que as crianças reconhecem seus amigos nas relações sociais cotidianas.

Palavras-chave: Educação Infantil. Amizade. Pesquisa com crianças.

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Biografia do Autor

Sandro Machado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor do Curso de Pedagogia no Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Faculdade de Educação da UFRGS na área da Educação Infantil.

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

MACHADO, S.; CARVALHO, R. S. de. Amizades entre crianças bem pequenas no cotidiano da Educação Infantil . Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24786.022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24786. Acesso em: 17 maio. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Crianças, infâncias e processos socializadores: perspectivas de investigação