Amizades entre crianças bem pequenas no cotidiano da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24786.022Resumo
Este artigo decorre de uma pesquisa etnográfica no campo dos Estudos Sociais da Infância, que investigou como crianças de 3 anos de idade expressam suas amizades na Educação Infantil. As estratégias de geração de dados foram a observação participante, o diário de campo, a gravação de voz e a escrita de episódios. Mediante a leitura dos dados, foram definidas como unidades analíticas: os generalismos no uso do termo “amigo” nas mediações adultas; as afirmações no uso do termo “amigo’ pelas crianças; as expressividades performáticas das crianças no uso do termo “amigo’; e as amizades das crianças em nuances. Infere-se que a amizade é constituída por uma dinâmica de socialização que ocorre nas brincadeiras das crianças, nas conversas entre pares, nas interações com adultos, na realização de propostas, entre outras situações em que as crianças reconhecem seus amigos nas relações sociais cotidianas.
Palavras-chave: Educação Infantil. Amizade. Pesquisa com crianças.
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