Políticas contemporâneas de formação de alfabetizadores no Brasil: entre a potencialização dos desempenhos e a gestão pedagógica das inovações

Autores

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade de Caxias do Sul
  • Rodrigo Saballa de Carvalho UFFS
  • Rodrigo Manoel Dias da Silva UFFS

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0001

Resumo

O presente artigo examina as atuais políticas de formação de professores alfabetizadores no Brasil, materializadas recentemente no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e visa analisar as estratégias políticas que podem ser visibilizadas em seu processo de implementação. Situando-as nos cenários de reforma educacional, em suas modalidades de regulação e dominação política, reconhece-se que as concepções de formação de professores colocadas em ação são potencializadas por meio de modos de individualização dos percursos formativos, ao mesmo tempo em que intensificam as formas de gestão governamental da ação dos professores alfabetizadores. Conclui-se que tal intervenção formativa aposta nos modelos de avaliação de larga escala como objetivo estratégico e produz esforços na direção de uma docência em inovação permanente, apropriada para os regimes de inspiração neoliberal, predominantes nas políticas de escolarização mobilizadas no país.

 

Palavras-chave: Política educacional. Formação de professores. Alfabetização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

 

Rodrigo Saballa de Carvalho, UFFS

Professor Adjunto no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestrado em Educação (UFRGS), Doutorado em Educação (UFRGS) e Pós- doutorado em Educação (UFPEL)

Rodrigo Manoel Dias da Silva, UFFS

Doutor em Ciências Sociais (UNISINOS). Professor de Sociologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

SILVA, R. R. D. da; CARVALHO, R. S. de; SILVA, R. M. D. da. Políticas contemporâneas de formação de alfabetizadores no Brasil: entre a potencialização dos desempenhos e a gestão pedagógica das inovações. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 15–35, 2016. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i1.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7080. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas de Formação de Professores Alfabetizadores