Políticas educacionais para o Ensino Médio: conhecimento ou capacitação?

Autores

  • Marta Luiza Sfredo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0021

Resumo

O tema do artigo são as políticas educacionais produzidas para o Ensino Médio, na última década, objetivando examinar as concepções de conhecimento que emergem de tais políticas por meio da relação entre educação e desenvolvimento econômico. A metodologia utilizada foi a análise documental, e o referencial teórico adotado considerou autores como Licínio Lima, Stephen Ball e Nora Krawczyk. Os estudos realizados permitiram compreender de que forma a flexibilidade fez com que o conhecimento desse lugar a aprendizagens mínimas. Estas são caracterizadas por capacitações para formar personalidades produtivas para fomentar a competitividade econômica através do estabelecimento de percursos formativos individualizados. O conhecimento está associado à produção de um perfil formativo pautado na aprendizagem permanente, objetivando a empregabilidade.

 

Palavras-chave: Ensino Médio. Conhecimento. Flexibilidade. Competitividade.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

SFREDO, M. L.; SILVA, R. R. D. da. Políticas educacionais para o Ensino Médio: conhecimento ou capacitação?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 881–896, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i3.0021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8975. Acesso em: 22 nov. 2024.