Chamada de artigos para Dossiê "Zygmunt Bauman e a Educação"
Tema: Zygmunt Bauman e a Educação
Editores convidados/as:
Prof. Dr. Anderson Luiz Tedesco (Unoesc)
Prof. Dr. Sidinei Pithan (Unijuí)
Profª Dra. Maria Teresa Trevisol (Unoesc)
Profª Dra. Maya Aguiluz Ibargüen – Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)
Período de submissão: 01 a 15/02/2025
Previsão de publicação: ao longo do ano de 2025 (Volume 20).
Ementa:
O Dossiê Zygmunt Bauman e a Educação, se constitui como um espaço de divulgação dos principais estudos e investigações de pesquisadores (as) nacionais e internacionais sobre o pensamento de Zygmunt Bauman e de suas interlocuções com a Educação. Em decorrência disso, as razões para a organização do dossiê articulam-se em torno da ideia de que: a) estamos em um momento de transição social e histórica, evidenciando-se, cada vez mais, a fragilização dos laços humanos, a precarização das condições de vida, o individualismo, e a corrosão dos valores éticos; b) novos problemas sociais, éticos e políticos urgentes se apresentam, em um cenário de crise, nos desafiando a compreender os marcos centrais dessas mudanças e a pensar o nosso tempo, e nele as tarefas postas à educação; c) as obras de Zygmunt Bauman apresentam subsídios epistêmicos, políticos e éticos para situarmos o debate sobre modernidade, pós-modernidade e educação, abrindo novos caminhos para as Pesquisas em Educação no Brasil; d) por fim, o enfoque de Zygmunt Bauman sobre as Ciências Humanas, e sua reformulação da Teoria Crítica, constitui um modo alternativo para pensar e projetar no adentrar do século XXI, uma educação democrática, crítica, reflexiva e emancipatória, tendo em vista a liberdade, a diferença, a solidariedade e a sustentabilidade global.
Objetivos:
a) Estudar, refletir e compreender as contribuições do pensamento de Zygmunt Bauman para a área e as Pesquisas em Educação.
b) Promover espaços de interlocução e de divulgação entre Programas de Pós-graduação em Educação, como também, de outras articulações em redes nacionais e internacionais; docentes, pesquisadores,
c) Oportunizar reflexões, provocações e socializações de estudos e pesquisas a respeito das contribuições do pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman para a área e as pesquisas em educação.
Temáticas de interesse para o dossiê/seção temática:
a) Zygmunt Bauman e a Educação
b) Ética, Política e Educação em Zygmunt Bauman
c) Investigações epistemológicas sobre o legado de Zygmunt Bauman
d) Pesquisas em Educação e o pensamento de Zygmunt Bauman
e) Zygmunt Bauman, Cultura e Educação
f) Zygmunt Bauman, Emancipação e Diferença na Educação
g) Zygmunt Bauman, Globalização e Educação
h) Zygmunt Bauman, Teoria Crítica e Educação
i) Zygmunt Bauman, Mundo do Trabalho e Educação
Contato: praxiseducativa@uepg.br