Políticas de valorização do magistério no Brasil: sonho prometido e negado?
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22825.088Resumo
É consenso que a valorização do magistério incide diretamente sobre a melhoria da qualidade do trabalho docente e da educação pública. Assim sendo, o objetivo deste artigo consistiu em avaliar a execução das políticas de valorização do magistério pelas redes e pelos sistemas de ensino brasileiras, especificamente aquelas que dizem respeito ao ingresso no magistério, ao piso salarial e aos planos de carreira. Esses três elementos compõem o que se denomina de tripé constitucional de valorização do magistério, mas que tem se convertido no tripé da precarização. O estudo, de abordagem qualitativa, realizou um levantamento e análise de dados oficiais da Educação Básica divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), especificamente as Sinopses Estatísticas da Educação Básica e o Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Os resultados evidenciam avanços nas políticas de valorização do magistério, mas ainda encontram obstáculos para efetivação.
Palavras-chave: Ingresso no magistério. Piso salarial. Planos de carreira.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.