Fomento à cultura escolar colaborativa e inclusiva em uma escola municipal paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22938.084

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver um Plano de Fomento à Cultura Colaborativa e Inclusiva (PLAFOCE) para uma escola específica, a partir de um programa de formação baseado na Pesquisa-Ação Colaborativa como percurso metodológico. O programa de formação envolveu 38 profissionais de uma rede municipal paulista, em duas etapas: primeiro, um estudo do Index para Inclusão; segundo, a criação coletiva de um plano de inovação baseado nesse índice, com questionários aplicados a participantes, estudantes dos 1°, 2° e 3° anos do Ensino Fundamental e seus responsáveis. O plano resultou em 18 metas e 108 estratégias para implementação anual. Concluiu-se que o Index pode ser um potente instrumento para o desenvolvimento da escola na perspectiva inclusiva e para o fortalecimento da parceria universidade-escolas.

Palavras-chave: Educação Especial Formação continuada. Índice para a Inclusão.

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Biografia do Autor

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Juliane Dayrle Vasconcelos da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Márcia Altina Bonfá da Silva, Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto.

Cristina Cinto Araujo Pedroso, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

MENDES, E. G.; COSTA, J. D. V. da; SILVA, M. A. B. da; PEDROSO, C. C. A. Fomento à cultura escolar colaborativa e inclusiva em uma escola municipal paulista. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22938.084. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22938. Acesso em: 21 dez. 2024.