Razões da escolha da profissão docente e perceções que dela têm estudantes da Universidade do Porto (Portugal)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23411.068

Resumo

O estudo apresentado teve por objetivo conhecer o que atrai estudantes portugueses a escolher a profissão docente. A aplicação do questionário Fit Choice ao universo total de estudantes dos cursos de formação profissional para a docência da Universidade do Porto, em 2023-2024, revelou resultados como: o primeiro motivo para a escolha da profissão é o gosto pela área de estudo, seguido do contributo para a sociedade e para o futuro de crianças e adolescentes e do gosto pelo ensino. Os estudantes inquiridos estão motivados para a profissão, embora a considerem difícil, exigente (conhecimento especializado e trabalho) e com pouco retorno (salarial e social); estão muito satisfeitos com a escolha feita, apesar de muitos terem sido dissuadidos e encorajados a escolher outra profissão. No atual contexto de falta de professores, este conhecimento pode informar políticas educacionais e estratégias de recrutamento de novos candidatos à profissão docente.

Palavras-chave: Atratividade docente. Formação inicial de professores. Perceções da profissão docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlinda Leite, Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Professora Catedrática e Emérita da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal).

Sónia Valente Rodrigues, Universidade do Porto

Doutora em Linguística pela Universidade do Porto. Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal).

Diana Neves Teixeira, Universidade do Porto

Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto. Centro de Psicologia da Universidade do Porto (Portugal).

Downloads

Publicado

2024-07-04

Como Citar

LEITE, C.; RODRIGUES, S. V.; TEIXEIRA, D. N. Razões da escolha da profissão docente e perceções que dela têm estudantes da Universidade do Porto (Portugal). Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23411.068. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23411. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública!