O conceito Bio-sócio-psico-filosófico de Educação Física de Inezil Penna Marinho: um discurso pedagógico para o Método Nacional (1943-1944)

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22656.094

Resumo

Este artigo analisa o conceito Bio-sócio-psico-filósofico de Educação Física proposto por Inezil Penna Marinho, estabelecendo relação entre as dimensões subjetiva, expressa em seus elementos constituintes, e objetiva, traduzida na sua proposta para o Método Nacional de Educação Física. Foi realizada uma pesquisa documental que teve como fontes seu manuscrito vencedor do Concurso de Contribuições para o Método Nacional de Educação Física, realizado pela Divisão de Educação Física em 1943, bem como artigos relativos à temática publicados pelo intelectual durante a década de 1940. A análise pontuou a crítica assídua do intelectual ao Método Francês, bem como uma aproximação ao ideário escolanovista a fim de sustentar sua posição de que a Educação Física deveria ser tratada como parte integrante da Educação e não mais como um problema clínico e/ou interesse militar. Em seu modelo educacional, foi identificada a valorização da figura do professor e a união de vários campos do conhecimento, com especial destaque para as humanidades, na busca por se contemplar o educando em sua totalidade.

Palavras-chave: Educação Física. Escola Nova. Método Nacional.

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Biografia do Autor

João Pedro Stec, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

João Pedro Lezan, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Vera Luiza Moro, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Associada do Departamento de Educação Física da UFPR.

 

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Publicado

2024-09-18

Como Citar

STEC, J. P.; LEZAN, J. P.; MORAES E SILVA, M.; MORO, V. L. O conceito Bio-sócio-psico-filosófico de Educação Física de Inezil Penna Marinho: um discurso pedagógico para o Método Nacional (1943-1944). Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22656.094. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22656. Acesso em: 4 out. 2024.