Cesar Prieto Martinez e a reforma educacional paranaense debatida na Gazeta do Povo: organização/uniformização do aparelho escolar e a formação de professores (1920-1924)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.24061.113

Resumo

O presente artigo visa analisar a ação de Cesar Prieto Martinez na reforma educacional no Paraná entre 1920 e 1924, tendo como principal fonte as discussões no jornal Gazeta do Povo. O objetivo foi compreender de que modo a reforma influenciou a organização do sistema escolar e a formação de professores. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi baseada na abordagem da análise documental do conteúdo das edições do jornal e dos relatórios de Martinez. As abordagens teóricas da pesquisa baseiam-se nas interpretações de intelectuais como Gramsci e no positivismo, tratando a educação como um meio de controle social e modernização. Como resultado, destaca-se o caráter nacional da reforma e a promoção do higienismo, assim como a criação de mão de obra para o capital, que fez a reforma ser controversa e resistente.

Palavras-chave: Cesar Prieto Martinez. Gazeta do Povo. Reforma educacional.

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Biografia do Autor

José Ricardo Skolmovski da Silva, Universidade Paranaense

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto na Universidade Paranaense (UNIPAR).

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora titular na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Analete Regina Schelbauer, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

SILVA, J. R. S. da; MACHADO, M. C. G.; SCHELBAUER, A. R. Cesar Prieto Martinez e a reforma educacional paranaense debatida na Gazeta do Povo: organização/uniformização do aparelho escolar e a formação de professores (1920-1924). Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.24061.113. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24061. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Centenário da Escola Normal de Ponta Grossa – Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-2024)

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