Cesar Prieto Martinez e a reforma educacional paranaense debatida na Gazeta do Povo: organização/uniformização do aparelho escolar e a formação de professores (1920-1924)
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.24061.113Resumo
O presente artigo visa analisar a ação de Cesar Prieto Martinez na reforma educacional no Paraná entre 1920 e 1924, tendo como principal fonte as discussões no jornal Gazeta do Povo. O objetivo foi compreender de que modo a reforma influenciou a organização do sistema escolar e a formação de professores. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi baseada na abordagem da análise documental do conteúdo das edições do jornal e dos relatórios de Martinez. As abordagens teóricas da pesquisa baseiam-se nas interpretações de intelectuais como Gramsci e no positivismo, tratando a educação como um meio de controle social e modernização. Como resultado, destaca-se o caráter nacional da reforma e a promoção do higienismo, assim como a criação de mão de obra para o capital, que fez a reforma ser controversa e resistente.
Palavras-chave: Cesar Prieto Martinez. Gazeta do Povo. Reforma educacional.
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