Percalços da Educação Infantil como direito da criança: análise da história e da legislação das décadas de 1980 e 1990

Autores

  • Maria Angélica Olivo Francisco Lucas Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0006

Resumo

Nesse artigo, discutimos a respeito da função da educação infantil entre o fim da ditadura militar até a aprovação da atual Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Esse período se constitui em etapa importante para a história desse nível de ensino devido à produção de documentos fundamentais que reconhecem os direitos da criança, tais como a Constituição Federal (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990) e a Política Nacional de Educação Infantil – PNEI (1994) – fontes deste estudo. O texto constitucional reconheceu-as como cidadãs, o ECA reforçou esse compromisso do Estado e a PNEI definiu condições adequadas para o desenvolvimento das crianças. Contudo, o atendimento com qualidade a toda a demanda caminha em passos lentos, ignorando o reconhecimento da especificidade dessa modalidade de ensino.

 

Palavras-chave: Educação. História das Políticas Educacionais. Educação Infantil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas, Universidade Estadual de Maringá

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Fundamentos da Educação pela UEM e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo. Atualmente é Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Maria Cristina Gomes Machado é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Participa como líder no Grupo de Pesquisas e Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como participa desde 1995 do Grupo de Estudos História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR).

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

LUCAS, M. A. O. F.; MACHADO, M. C. G. Percalços da Educação Infantil como direito da criança: análise da história e da legislação das décadas de 1980 e 1990. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 107–128, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i1.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2963. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos