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Thu, 23 Jan 2025 in Revista Práxis Educativa
Documento: O que o Paraná tem feito nestes ultimos 2 annos (1922): “Da memoria apresentada ao Exmo. Dr. Secretário Geral de Estado pelo Snr. Inspector Geral do Ensino”.
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No dia 27 de fevereiro de 2024, o Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (Ponta Grossa - Paraná) completou 100 anos. Como forma de registrar o centenário, bem como de disponibilizar documentos históricos dessa escola centenária, publicamos o texto “O que o Paraná tem feito nestes últimos 2 annos”, publicado na revista “O Ensino”, em janeiro de 1922.
Cesar Prieto Martinez (1881-1934) foi Inspetor Geral de Ensino no Paraná, de 1920 a 1924. Em 1921, propôs a criação da Escola Normal Primária de Ponta Grossa. É considerado o “criador da Escola Normal de Ponta Grossa”, atualmente Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez.
Referência original:
MARTINEZ, C. P. O que o Paraná tem feito nestes últimos 2 annos. Revista “O Ensino”, Curitiba, ano 1, n. 1, p. 7-14, jan. 1922.
Acervo:
Repositório Institucional - UFSC
Agradecimentos:
Elaine Aparecida Mayer (PPGE-UEPG): digitação e organização do original para inclusão nesta publicação.
Jefferson Mainardes (UEPG)
Silvana Stremel (UTFPR e PPGE-UFPR)
O QUE O PARANÁ TEM FEITO NESTES ULTIMOS 2 ANNOS
Da memoria apresentada ao Exmo. Dr. Secretário Geral de Estado pelo Snr. Inspector Geral do Ensino
O que o Governo do Paraná tem feito nestes ultimos dous annos é um grande passo para a disseminação do alphabeto em todo o seu território
Dentro dos recursos orçamentarios o Governo está conseguindo que o ensino publico primario tome um impulso consideravel e, nesse proseguimento, chegará dentro em breve a extinguir o analphabetismo até nas zonas de população menos densa.
Quasi todos os edificios dos grupos escolares, tanto da capital como do interior, foram moditicados: muitas de suas casas escolares passaram por sensiveis melhoramentos e outras estão em via de costrucção.
Em 1922, por occasião do centenario, inaugurara o sumptuoso edificio de sua Escola Normal, onde tambem serão installados o Grupo Escolar Modelo, Curso Intermediario, as Escolas Modelo Isoladas e o Jardim da Infancia, com uma capacidade total para 1.200 alumnos.
Estão em projecto os edificios das duas novas escolas normaes que devem ser installadas em Ponta Grossa e Paranaguá.
No firme propósito de cuidar da efficiencia do ensino, creou a Inspectoria Geral, subordinada à Secretaria Geral, e deu-lhe uma organização que a habilita a superintender todo o ensino primário. Pode-se dizer que é uma repartição quasi autonoma, pois a ella estão confiadas a fiscalização geral, a organização de horarios e programmas, a orientação dos methodos, a localização das escolas, o seu provimento de material, a adopção de livros e todas as medidas que visem melhorar cada vez mais a organização existente.
Aproveitando o serviço federal de recenseamento, a Inspectoria organizou o recenseamento da população infantil, de 7 a 14 annos, de modo a saber quaes os pontos onde a necessidade de alphabetização mais se faz sentir, qual o numero de escolas precisas em cada logar, qual deve ser sua respectiva localização. Dest'arte conseguiu distribuir o quadro de suas escolas com o criterio necessário.
Considerando que tanto o mobiliario como o material didactico são elementos capitaes para o franco successo de uma escola, tratou, na medida de suas forças, de regularizar o serviço de distribuição, o que já conseguiu em grande parte. De 1º de Maio de 1920 a 1º de Julho de 1921, - pouco mais de um anno - distribuiu o seguinte material, que representa, mais ou menos, o valor de 130;000$000.
Carteiras duplas ................................. 2250
Mesas ................................................... 320
Quadros negros de 1m X 2m ........... 200
Cartilhas .......................................... 10.666
Primeiros livros ................................. 8.330
Segundos livros ................................ 7.500
Louzas (duzias) ................................... 200
Lapis (grosas) ...................................... 280
Caixas de pennas ................................ 422
Canetas (grosas) ................................. 100
Tinta (litros) ......................................... 800
Cadernos ........................................... 2000
Instituindo modernos methodos de ensino, generalizando-os a todas as escolas por meio de palestras na capital e no interior, por meio de folhetos largamente distribuidos e ainda por acção directa de inspectores technicos competentes, conseguiu tornar mais rápido o aprendizado da leitura, da escripta e do cálculo, assumpto de máxima importancia, tratado em primeiro plano pela actual administração.
Com poucas excepções, supprimiu nos grupos escolares do interior o 4º anno para dar logar á formação de classes para analphabetos.
Adoptou identica medida na capital, de modo que em quasi todos os estabelecimentos o numero de classes do 1º anno é igual ou maior que o total das outras classes reunidas.
Como medida de grande alcance adoptou ainda as promoções no meio do anno e a organização de classes especiaes para que a distribuição dos alumnos analphabetos ou já alphabetizados obedeça á uniformidade do adiantamento.
Funccionam actualmente em todo o Estado 27 grupos escolares com um total de 143 classes, das quaes 75 pertencem ao 1º anno, com uma frequencia de 3.511 alumnos.
O trabalho de alphabetização é rigorosamente fiscalizado de maneira a apurar-se o melhor resultado possível.
Em relação ás escolas isoladas segue-se a mesma orientação e já os professores sabem que o valor do trabalho, no fim do anno, é aquilatado pelo numero de creanças que aprenderam a ler, porque é nesse intuito, principalmente, que o professor deve despender o maximo de energia.
Os inspectores technicos têm a respeito instrucções especiaes e ordens expressas.
E' sabido que a estabilidade do professor, consequentemente o regular funccionamento das aulas, no decorrer do anno, representa o máximo interesse de uma organização escolar que quer vencer. As constantes remoções, suppressoes e provimentos de escolas no meio e, sobretudo, no fim do anno, são defeitos graves imperdoaveis para uma administração que se propõe a empregar com real proveito os dinheiros publicos. Emquanto perdurarem esses defeitos, seremos levados a soffrer as consequencias naturaes que advém dum tal estado de cousas.
Firmado no principio de que uma escala deve completar a tarefa iniciada, o Governo paranaense tomou a resolução de só nomear ou remover os professores em épocas determinadas, sem prejuizo para o trabalho escolar, e desse modo exige que cada professor, no fim do anno, preste conta do que fez.
Pelos ultimos mappas de Julho p. p. verifica-se que frequentam as escolas isolades no Estado 13.302 creanças matriculadas no 1º anno, as quaes, reunidas as 3.511 dos grupos escolares perfazem o total de 16.813.
A julgar pelo resultado que os grupos escolares do Estado apresentavam em 31 de Agosto findo (1.958 creanças que já haviam concluido o aprendizado da leitura) será de 60% o numero de promoções do 1º para 2º anno ou sejam 10.084 creanças que o alphabeto dominará este anno com as primeiras luzes, 10.084 creanças que deixarão de engrossar a enorme massa dos analphabetos em nosso paiz.
Si se levar em conta que as medidas postas em pratica para o serviço da alphabetização tendem, cada vez mais, a facilitar essa tarefa, pois o professor assim treinado, augmentará forçosamente de anno para anno a sua efficiencia de trabalho, claro está que dentro de poucos annos a escola verá corôada de exito a sua santa missão. Todas as localidades providas de escolas estarão, desse modo, em condições de proclamar bem alto o seu grão de progresso intellectual.
Para se ter uma prova cabal do quanto pode a acção efficaz de um estabelecimento de ensino primario e, bem assim, dos desastrados resultados a que pode chegar, quando, mal orientado, funcciona como peça de um mechanismo desconjunctado, basta recorrermos á observação.
Em muitos logares onde a Inspectoria do Ensino localizou escolas e insuflou as idéas sans que nellas deviam tomar vulto, dentro de pouco tempo se verificou que parte da população infantil, uma grande maioria, conseguiu aprender a ler, escrever e contar.
Localidades, porém, existem, sem pequenas populações infantis que possuem recola regida por um mesmo professor, ha dez, quinze ou vinte annos e cujos moradores, creanças e moços, não sabem ler na sua quasi totalidade.
Naturalmente essa escola não cumpriu o seu destino. O professor, mal compenetrado da sua responsabilidade, roubou e futuro cor de tosa de seus discípulos.
O maior responsável, porem, neste caso, é a administração, a quem incumbe verificar a efficacia do ensino.
Neste ponto a Inspectoria Geral firmou o seu princípio de acção e é em torno delle que gyra todo o seu interesse para o firme propósito de obter pleno êxito.
E’ bem de ver que um trabalho dessa natureza - difficil de ser levado de vencida por offerecer obstáculos de toda especie, - não lograria os resultados a que felizmente vae chegando, si não contasse com o apoio real que o Governo lhe presta em todas as occasiões.
Considerando que não se pode administrar com proveito sem inteira liberdade de acção, o Snr. Dr. Presidente do Estado separou a política da administração e, desse modo, a Inspectoria Geral pode agir sem pêas, visando apenas a interesse collectivo, sem preocupar com conveniencias de ondem puramente política.
E’ assim que os nomeações ou modificações no quadro de funccionarios realisa-se independente de consultas aos interesses politicos locaes, uma vez que sejam necessarias ao ensino. O que o Governo deseja é que se faça a devida justiça e que se proporcione á instrucção os meios requeridos para a sua productividade.
Por outro lado a inspecção das escolas realisa-se de um modo completo e as medidas della resultantes são tomadas em consideração.
Actualmente é de quatro o numero de sub-Inspectores.
O Estado está dividido em zonas que devem ser per corridas, pelo menos, duas vezes por anno. Os municipios servidos por estradas de ferro são inspeccionados maior numero de vezes.
Um serviço perfeito de escripturação escolar permitte a Inspectoria acompanhar o progresso de cada escola e aquilatar do trabalho e do esforço de cada professor.
Os mappas mensaes de movimento que acompanham os certificados de exercicio são examinados com attenção e, só depois, é lançado a competente visto para o pagamento devido.
Os augmentos de matricula, prova de que as escolas vão produzindo, são factos que não passam desapercebidos: verificados pelos mappas mensaes enviados, recebe o professor, dias depois, da Inspectoria Geral, um offcio patenteando satisfação por este atestado de esforço.
Si, ao contrario, a matricula desce ou se torna estacionaria, apezar de diminuta, a professor é inquerido sobre as causas dessa anormalidade e a respeito são tomadas as providencias oportunas.
Além das 143 classes que compõem os grupos escolares, funccionam 452 escolas isoladas, muitas das quaes em predios do Estado ou pertencentes associações escolares, e 5 escolas nocturnas para operarios, sendo uma feminina. Mantem ainda o Estado 8 escolas regimentaes, 7 na capital e uma em Castro.
E’ muito commum receber o Governo o offerecimento de terrenos e auxilios em material - madeira, tijolos, telhas, etc - para a construcção das casas destinadas ás escolas.
A Directoria de Obras Publicas já organizou varios typos de construção, fornecendo gratuitamente as plantas aos interessados.
O Governo tem em vista realizar esse melhoramento nos logares mais necessitados e só deixará de proseguir nesse firme propósito quando os recursos financeiros não o permittam.
A matricula total das escolas primarias deve elevarse este anno a mais de 26.000 alumnos, sendo que em fins do 1º semestre attingiu a 23.454.
A média por escola era, portanto, superior a 40, - numero mais que sufficiente para demonstrar a grande procura que os estabelecimentos têm tido nestes ultimos tempos.
Infelizmente, não pode o Estado attender ás necessidades geraes da população, pois ainda ha municípios que permanecem completamente privados da influencia da es cola primaria e outros que necessitam do triplo das escolas que têm para attenderem ás suas necessidades.
Duas difficuldades sérias se oppõem aos desejos do Governo para que taes necessidades sejam satisfeitas: falta de professores que se disponham a residir em logares longinquos, sem recursos, e a impossibilidade de arcar com maiores gastos, à vista de uma receita orçamentaria insufficiente.
Entretanto, com o concurso de mais 300 escolas, para cuja manutenção seriam precisos mais 700 contos annuaes, o Paraná resolveria dentro de pouco prazo o problema de sua alphabetização.
De facto, com o accrescimo desse poderoso elemento de combate podia receber mais 12.000 creanças, ou seja um total de 38.000, que addicionado ao de 9.323 matriculadas nos cursos particulares, daria um total de 47.323.
O numero de creanças em edade escolar, de 7 a 14 annos, era, em 1920, de 96.151, faltando os dados de 3 municipios e de alguns districtos de paz; comtudo, a cifra total não excede de 110.000.
Um apparelho escolar que tem capacidade para receber quasi metade da sua população escolar está em condições de dar combate franco ao analphabetismo, de modo a extinguil-o em prazo curto.
O concurso, pois, requerido do Governo Federal, para resolução do magno problema neste recanto do Brasil, não é difficil, nem representa pesado unus.
Oxalá elle venha sem tardança.
Assistencia escolar
Considerando as innumeras vantagens que advém da inspecção medico escolar, foi instituido esse serviço nо dia 1º de Julho do corrente anno.
Com o fim de conhecer a que a esse respeito existe em São Paulo e no Rio, mandou o Governo observar nas differentes repartições a marcha e a orientação dos trabalhos.
Na organização desse serviço tivemos em mira sempre o lado prático, de modo a fugir-se, tanto quanto possível, da parte burocrática.
Considerando que a inspecção, unicamente, não representa tudo quanto se deve desejar, pois as condições economicas de grande numero de educandos não permittem que, quando doentes, sejam tratados a tempo, de modo a remediar o mal, adoptamos também a assistencia medica.
Considerando ainda que a assistencia medica não basta, pois a medicação requer gastos não pequenos e successivos, resolveu o Governo, em feliz momento, prestar a assistencia pharmaceutica. Todas as receitas passadas pelo medico inspector são aviadas por conta do Estado no laboratorio pharmaceutico da Força Militar.
Convem ainda assignalar que tal assistencia é prestada tanto aos que frequentam as aulas como aos que se vêm privados de comparecer á escola.
O medico visita os doentes em seus domicilios e para isso tem a sua disposição os meios de conducção necessários.
Durante o curto periodo de 1º de Agosto a 1º de Setembro foram inspeccionadas 1.016 creanças, das quaes eram francamente tuberculosas 2, que se acham em rigoroso tratamento e 120 que exigiam cuidados medicos.
Seria de toda conveniência que para completar a obra meritória do Estado, a iniciativa particular tomasse a peito fornecer a essas creanças uma alimentação suficiente e sadia.
Uma outra instituição que se firmou de vez no Paraná é a Caixa Escolar, destinada a prestar auxilio ás creanças que por falta de roupa não podem frequentar as aulas, principalmente na estação invernosa.
Taes instituições, a cargo dos directores, professores e prefeitos das localidades, receberão este anno subvenção do Governo do Estado, de acordo com a lei votada pelo Congresso.
As Caixas da capital, em número de 11, além de custear taes despezas, mantêm actualmente o serviço de assistencia dentaria, subordinado á inspecção medico-escolar.
O gabinete, dotado de todo conforto e hygiene, foi adquirido por iniciativa particular e instalado por ordem do Exmº Snr. Dr. Secretario Geraldo do Estado em magnifica sala do grupo “Tiradentes”. Funcciona em dois períodos, pela manhan e á tarde, e atende a todas as creanças matriculadas, tanto dos grupos com das escolas isoladas.
Logo que seja possível, serão installados mais dois destes gabinetes, um no grupo “Xavier da Silva” e outro no grupo “19 de Dezembro”, ficando desse modo perfeitamente organizado um serviço que tantos benefícios presta á infância.
Conclusão
Quer-nos parecer que a orientação tomada pelo actual Governo do Paraná em relação ao ensino público primario é de molde a merecer a atenção do Congresso Inter-Estadoal que ora se reune para tratar do magno assumpto da instrucção do povo brasileiro.
Tudo quanto tem feito nestes últimos dois anos representa um esforço verdadeiramente grande e intelligentemente encaminhado para que os filhos do povo possam receber da sua organização escolar os benefícios que só o alfabeto è capaz de produzir.
Empregando com proveito as verbas para tal fim votadas, e que se elevam a mais de 1.300 contos annuaes; fazendo timbre em applicar esse dinheiro de modo a produzir reaes benefícios á infância, para o que faz questão que haja o máximo escrupulo; acompanhando com verdadeiro desvelo a marcha triumphante do seu aparellho escolar, o Paraná destaca-se como pioneiro dessa cruzada mil vezes abençoada que nos há de tornar grandes no meio das nações grandes e dignos no meio dos mais dignos.
Curityba, em 5 de Outubro de 1921.
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O QUE O PARANÁ TEM FEITO NESTES ULTIMOS 2 ANNOS
Assistencia escolar
Conclusão