Formação de Educadores Ambientais (FEA) no Programa Cultivando Água Boa (CAB): construções coletivas e subjetivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22743.092

Resumo

O objetivo do artigo é investigar a emergência de sujeitos ecológicos a partir do processo de educação ambiental colocado em curso na Formação de Educadores Ambientais (FEA), parte integrante do Programa Cultivando Água Boa (CAB) da Itaipu Binacional. O estudo é qualitativo, ancorado nas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, esta realizada a partir de observações e entrevistas. Os dados organizam-se em duas categorias de análise interdependentes: construção coletiva e construção do sujeito. Conclui-se que a FEA e o CAB contribuem na formação de sujeitos articuladores de processos de governança ambiental comunitária, porque formam uma rede social, permitindo trocas, diálogos, motivação e impulsionamento das ações socioambientais nos contextos locais. O educador ambiental formado pela FEA é o principal articulador de um processo de governança ambiental comunitária, na medida em que envolve outras pessoas na rede de relações que busca a sustentabilidade no território da bacia hidrográfica.

Palavras-chave: Educação ambiental. Formação. Experiência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luzia Klunk, Universidade do Vale do Taquari

Universidade do Vale do Taquari (Univates), Doutora em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento. A autora recebeu apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Concessão das bolsas de Doutorado do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC) e do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).

Jane Márcia Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari

Universidade do Vale do Taquari (Univates), Doutora em Ciências da Comunicação. A autora recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Bolsa Produtividade e Edital Universal.

Luciana Turatti, Universidade do Vale do Taquari

Universidade do Vale do Taquari (Univates), Doutora em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

KLUNK, L.; MAZZARINO, J. M.; TURATTI, L. Formação de Educadores Ambientais (FEA) no Programa Cultivando Água Boa (CAB): construções coletivas e subjetivas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22743.092. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22743. Acesso em: 21 dez. 2024.