Formação de Educadores Ambientais (FEA) no Programa Cultivando Água Boa (CAB): construções coletivas e subjetivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22743.092

Resumo

O objetivo do artigo é investigar a emergência de sujeitos ecológicos a partir do processo de educação ambiental colocado em curso na Formação de Educadores Ambientais (FEA), parte integrante do Programa Cultivando Água Boa (CAB) da Itaipu Binacional. O estudo é qualitativo, ancorado nas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, esta realizada a partir de observações e entrevistas. Os dados organizam-se em duas categorias de análise interdependentes: construção coletiva e construção do sujeito. Conclui-se que a FEA e o CAB contribuem na formação de sujeitos articuladores de processos de governança ambiental comunitária, porque formam uma rede social, permitindo trocas, diálogos, motivação e impulsionamento das ações socioambientais nos contextos locais. O educador ambiental formado pela FEA é o principal articulador de um processo de governança ambiental comunitária, na medida em que envolve outras pessoas na rede de relações que busca a sustentabilidade no território da bacia hidrográfica.

Palavras-chave: Educação ambiental. Formação. Experiência.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
43
Sep 16 '24Sep 19 '24Sep 22 '24Sep 25 '24Sep 28 '24Oct 01 '24Oct 04 '24Oct 07 '24Oct 10 '24Oct 13 '247.0
|
Outros formatos de visualizações
1

Biografia do Autor

Luzia Klunk, Universidade do Vale do Taquari

Universidade do Vale do Taquari (Univates), Doutora em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento. A autora recebeu apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Concessão das bolsas de Doutorado do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC) e do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).

Jane Márcia Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari

Universidade do Vale do Taquari (Univates), Doutora em Ciências da Comunicação. A autora recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Bolsa Produtividade e Edital Universal.

Luciana Turatti, Universidade do Vale do Taquari

Universidade do Vale do Taquari (Univates), Doutora em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

KLUNK, L.; MAZZARINO, J. M.; TURATTI, L. Formação de Educadores Ambientais (FEA) no Programa Cultivando Água Boa (CAB): construções coletivas e subjetivas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22743.092. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22743. Acesso em: 6 abr. 2025.