O ensino de Matemática em uma perspectiva dialógica: um curso sobre a Educação de Jovens e Adultos para licenciandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22822.097

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) nem sempre é entendida e desenvolvida de forma adequada. Muitas vezes, ela é tomada como medida compensatória quando, na verdade, é um direito social. O presente artigo tem o objetivo de investigar as contribuições do desenvolvimento da dialogicidade freireana, por meio de um curso extracurricular, na formação inicial de docentes de Matemática para atuação na EJA. O curso foi desenvolvido no Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Campos Centro, com nove licenciandos em Matemática que integravam o Programa de Residência Pedagógica da Capes de 2020. A elaboração e a aplicação do curso embasaram-se na concepção pedagógica Progressista Libertadora, fundamentada por Paulo Freire. A metodologia utilizada foi aplicada, qualitativa e exploratória. Diante da análise dos resultados, foi possível considerar que o curso promoveu diversas contribuições na formação inicial dos participantes e que há a possibilidade de a formação suscitar novos diálogos em outros contextos.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Matemática. Dialogicidade.

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Biografia do Autor

Aline Marinho de Almeida, Prefeitura Municipal de Cabo Frio

Professora da Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Mestra em Ensino e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense (IFF).

Ingrid Ribeiro da Gama Rangel, Instituto Federal Fluminense

Professora do Instituto Federal Fluminense (IFF). Doutora em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

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Publicado

2024-09-30

Como Citar

ALMEIDA, A. M. de; RANGEL, I. R. da G. O ensino de Matemática em uma perspectiva dialógica: um curso sobre a Educação de Jovens e Adultos para licenciandos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22822.097. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22822. Acesso em: 21 dez. 2024.