Implicações da atuação do setor privado na reorganização da escola pública de nível médio em Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22991.078

Resumo

Neste artigo, analisa-se a parceria público-privada firmada entre o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e a Secretaria de Estado de Educação, no processo de implantação da reforma do Ensino Médio de Tempo Integral em Mato Grosso do Sul, iniciado com o programa “Escola da Autoria” (2014-2018). O objetivo foi identificar o teor da interferência do ente privado na definição da política educacional do sistema estadual de ensino. A pesquisa realizada foi do tipo bibliográfica, documental e empírica. Os resultados indicam que a responsabilidade social empresarial, amparada pelo arcabouço legal em nível federal e estadual e nos dados da avaliação externa, foi a justificativa encontrada pelo terceiro setor para atuar na educação. Os resultados da pesquisa indicam haver a transferência de responsabilidade, a interferência na política educacional e a subordinação das escolas estaduais às ideologias e a forma de organização didático-pedagógica desse instituto privado, o que aprofundou o processo de mercadorização da educação no respectivo estado.

Palavras-chave: Público-privado. Ensino Médio. Gestão escolar.

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Biografia do Autor

Yara Lígia Bambil Daros Garcia, niversidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC), Campo Grande.

Érika Porceli Alaniz, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Marília. Docente do Mestrado em Educação Profissional, da Graduação em Pedagogia e da Licenciatura em Geografia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

GARCIA, Y. L. B. D.; ALANIZ, Érika P. Implicações da atuação do setor privado na reorganização da escola pública de nível médio em Mato Grosso do Sul. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22991.078. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22991. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores