Formação e prática docente na Educação Infantil: políticas e oportunidades de desenvolvimento da linguagem oral e escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22749.060

Resumo

A promoção de aprendizagens sobre a linguagem oral e escrita tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social. As escolas infantis e as políticas públicas são basilares no apoio ao desenvolvimento linguístico das crianças. Assim sendo, este estudo teve como objetivo discutir a formação e as práticas docentes na Educação Infantil, a partir dos conceitos do Letramento Emergente. Participaram da pesquisa 65 professoras, que responderam a um instrumento de autoavaliação das práticas relacionadas à linguagem oral e escrita. Os dados foram avaliados mediante análises de frequências de resposta, de associação e de comparação de médias. Os resultados assinalaram relação significativa entre formação específica para o desenvolvimento linguístico das crianças até seis anos de idade e as ações pedagógicas implementadas no cotidiano escolar, abordando indicadores de práticas a serem ampliadas na Educação Infantil. Foram discutidas oportunidades práticas e políticas que possam colaborar com a formação docente na perspectiva do Letramento Emergente.

Palavras-chave: Formação docente. Educação Infantil. Letramento Emergente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julia Scalco Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora da Unidade de Educação Infantil – Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2024-06-18

Como Citar

PEREIRA, J. S. Formação e prática docente na Educação Infantil: políticas e oportunidades de desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22749.060. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22749. Acesso em: 22 jul. 2024.