Práxis pedagógica de professores que ensinam Matemática em Salas de Recursos Multifuncionais
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22805.064Resumo
Neste artigo, são apresentados resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar a práxis pedagógica de professores que ensinam Matemática em Salas de Recursos Multifuncionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, qualitativa e de caráter exploratório, para o levantamento de dados, recorreu a um questionário encaminhado remotamente aos professores que atuam nessas salas. Para o tratamento dos dados, optou-se por uma apreciação inspirada na Análise Textual Discursiva. O estudo mostrou-se relevante, considerando que abordou questões emergentes do universo escolar e que dizem respeito à inclusão e ao ensino da disciplina de Matemática nas Salas de Recursos Multifuncionais desse ciclo, além de inventariar informações sobre políticas públicas para a área e de realizar reflexões teóricas sobre temáticas relacionadas, visando apoiar aprimoramentos no âmbito das práticas efetivadas nesses peculiares ambientes da Educação Básica, assim como pensar em encaminhamentos para uma formação continuada mais assertiva e pontual aos professores.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos Multifuncionais. Ensino inclusivo.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.