Práxis pedagógica de professores que ensinam Matemática em Salas de Recursos Multifuncionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22805.064

Resumo

Neste artigo, são apresentados resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar a práxis pedagógica de professores que ensinam Matemática em Salas de Recursos Multifuncionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, qualitativa e de caráter exploratório, para o levantamento de dados, recorreu a um questionário encaminhado remotamente aos professores que atuam nessas salas. Para o tratamento dos dados, optou-se por uma apreciação inspirada na Análise Textual Discursiva. O estudo mostrou-se relevante, considerando que abordou questões emergentes do universo escolar e que dizem respeito à inclusão e ao ensino da disciplina de Matemática nas Salas de Recursos Multifuncionais desse ciclo, além de inventariar informações sobre políticas públicas para a área e de realizar reflexões teóricas sobre temáticas relacionadas, visando apoiar aprimoramentos no âmbito das práticas efetivadas nesses peculiares ambientes da Educação Básica, assim como pensar em encaminhamentos para uma formação continuada mais assertiva e pontual aos professores.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos Multifuncionais. Ensino inclusivo.

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Biografia do Autor

Alessandra Aparecida dos Reis Silva, Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professora na Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu.

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Foz do Iguaçu. 

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

SILVA, A. A. dos R.; LÜBECK, M. Práxis pedagógica de professores que ensinam Matemática em Salas de Recursos Multifuncionais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22805.064. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22805. Acesso em: 12 dez. 2024.