Pensar-com o filme Los silencios, deslocamentos temporais para um cotidiano das vidas menores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23603.101

Resumo

Neste artigo, estudamos o cinema pela perspectiva de ele ser um intercessor de pensamentos sobre o cotidiano como categoria das pesquisas curriculares, tendo como linha de aglutinação as dimensões do deslocamento de temporalidades, característica conceitual comum ao cinema e ao cotidiano. Pensar-com e entre o filme Los Silencios e autores que, intercessores das imagens e sons, permitiram traçar uma cartografia do filme convocando a luta pelos direitos das minorias. No filme, as marcas foram mostrando imagens aberrantes que germinaram pelo escuro da tela, iluminada com luzes reluzentes e fluorescentes que marcam os personagens que lutam pelo direito à vida. Imagens-vaga-lumes mostraram que o cinema pode ser um lugar de resistência, com sua luz intermitente, seus pequenos brilhos, a possibilidade que o cinema tem de dar a ver o invisível e desabituar o espectador em seus modos de olhar e sentir o mundo.

Palavras-chave: Movimentos aberrantes. Cinema. Imagens-vaga-lumes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucia de Fatima Dinelli Estevinho, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Educação pela Unicamp.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

ESTEVINHO, L. de F. D.; AMORIM, A. C. R. de. Pensar-com o filme Los silencios, deslocamentos temporais para um cotidiano das vidas menores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23603.101. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23603. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública!