Investigação em educação científica: o legado de Basil Bernstein

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.24336.114

Resumo

Neste artigo, em que se pretende homenagear Basil Bernstein, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento, é feita uma particular referência à relação académica e pessoal que manteve com o Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula), da Universidade de Lisboa. Atendendo à área fundamental de investigação deste grupo – Investigação em educação científica – é também referida a forma como a teoria de Bernstein, nomeadamente a teoria do discurso pedagógico, se interligou com essa área, possibilitando o esbatimento de fronteiras, habitualmente existentes, entre campos de conhecimento tão distintos. Na última secção, e a título de exemplo, apresentam-se alguns dados empíricos de um estudo desenvolvido no âmbito do Grupo ESSA, que ilustra a citada articulação. Recorre-se a dois conceitos distintos da teoria de Bernstein, os conceitos de poder e controlo, assim como a duas relações sociológicas, fundamentais para uma aprendizagem científica eficiente: a relação entre o professor e os alunos e a relação entre discursos.

Palavras-chave: Basil Bernstein. Ensino das Ciências. Prática pedagógica. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sílvia Ferreira, Universidade de Lisboa

Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação e Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Isabel Pestana Neves, Universidade de Lisboa

Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Como Citar

FERREIRA, S.; NEVES, I. P. Investigação em educação científica: o legado de Basil Bernstein. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–17, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.24336.114. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24336. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Centenário de Basil Bernstein (1924-2024)