Investigação em educação científica: o legado de Basil Bernstein
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.24336.114Resumo
Neste artigo, em que se pretende homenagear Basil Bernstein, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento, é feita uma particular referência à relação académica e pessoal que manteve com o Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula), da Universidade de Lisboa. Atendendo à área fundamental de investigação deste grupo – Investigação em educação científica – é também referida a forma como a teoria de Bernstein, nomeadamente a teoria do discurso pedagógico, se interligou com essa área, possibilitando o esbatimento de fronteiras, habitualmente existentes, entre campos de conhecimento tão distintos. Na última secção, e a título de exemplo, apresentam-se alguns dados empíricos de um estudo desenvolvido no âmbito do Grupo ESSA, que ilustra a citada articulação. Recorre-se a dois conceitos distintos da teoria de Bernstein, os conceitos de poder e controlo, assim como a duas relações sociológicas, fundamentais para uma aprendizagem científica eficiente: a relação entre o professor e os alunos e a relação entre discursos.
Palavras-chave: Basil Bernstein. Ensino das Ciências. Prática pedagógica.
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