Articulando a Educação Científica com a Sociologia de Educação: o contributo significativo de Ana Maria Morais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21795.027

Resumo

Este artigo tem como objetivo prestar um tributo a Ana Maria Morais, coordenadora do Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) que integrou a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Nesta homenagem pretende-se destacar o seu legado académico, de grande mérito profissional e de enorme rigor intelectual, com uma vasta obra nos campos do ensino das ciências e da sociologia da educação. Salienta-se o seu papel crucial no desenvolvimento de uma investigação pioneira centrada na interação entre o ensino das ciências e a sociologia da educação, tendo como suporte conceptual a teoria do sociólogo inglês Basil Bernstein. Refere-se ainda o seu importante papel como uma das vozes marcantes pela defesa de um ensino das ciências centrado na qualidade e rigor científico e de uma educação conceptualmente exigente para todos os alunos.

Palavras-chave: Sociologia da Educação. Educação Científica. Ana Maria Morais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabel Pestana Neves, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2023-04-24

Como Citar

NEVES, I. P. Articulando a Educação Científica com a Sociologia de Educação: o contributo significativo de Ana Maria Morais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–11, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21795.027. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21795. Acesso em: 29 mar. 2024.