O Pibid como política pública de iniciação à docência: um olhar para os processos formativos na escrita narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22853.035

Resumo

Neste artigo, discute-se a vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e suas contribuições para a formação inicial docente. Foram tomadas para análise narrativas que registram o encontro de uma estudante do curso de Pedagogia com o cotidiano escolar, por meio do referido programa no subprojeto desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins. As narrativas foram analisadas a partir do conceito de perejivanie (Vigotski, 2018), com o objetivo de compreender as situações vividas no Pibid que se mostram, na escrita narrativa, como potencializadoras do desenvolvimento profissional de futuras professoras. Constatou-se a capacidade do Pibid em promover constantes relações entre os atores do fazer educativo escolar e em proporcionar eventos marcantes, episódios repletos de possibilidades e de colisões emocionais às licenciandas que contribuem para o desenvolvimento de seu ser professora.

Palavras-chave: Formação inicial. Narrativa. Pibid.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda de Jesus Santos Brito, Universidade São Francisco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF).

Luciana Haddad Ferreira, Pontifícia Universidade Católica da Campinas

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Renata Helena Pin Pucci, Universidade São Francisco

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF). Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

BRITO, F. de J. S.; FERREIRA, L. H.; PUCCI, R. H. P. O Pibid como política pública de iniciação à docência: um olhar para os processos formativos na escrita narrativa. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22853.035. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22853. Acesso em: 12 dez. 2024.