Cesar Prieto Martinez: o percurso da educação escolar e a modernização (1920-1924)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23580.104

Resumo

Neste artigo, objetiva-se compreender os ideais republicanos paranaenses, efetivados por Cesar Prieto Martinez, que marcaram a reforma da educação no início do século XX, a luta pela criação dos grupos escolares no Paraná e o fortalecimento das Escolas Normais no período em que esteve à frente da Inspetoria Geral do Ensino. Utilizaram-se como fontes primárias a imprensa pedagógica e os textos impressos da revista “O Ensino”, mais especificamente os exemplares de 1922, 1923 e 1924, os quais retrataram os ideais do Inspetor Geral de Ensino, Cesar Prieto Martinez, e as mensagens dos Presidentes do Estado do Paraná dos anos de 1920, além dos Relatórios do Inspetor Geral de Ensino do Paraná. Esses documentos demonstram o quanto foi marcante a presença de Cesar Prieto Martinez na gestão educacional na década de 1920 no Paraná, evidenciando a luta pela criação dos primeiros grupos escolares e a primeira escola de formação de professores em Ponta Grossa.

Palavras-chave: Cesar Prieto Martinez. Grupos escolares. Escola Normal no Paraná.

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Biografia do Autor

Isabel Castilho Palhano, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

PALHANO, I. C.; NASCIMENTO, M. I. M. Cesar Prieto Martinez: o percurso da educação escolar e a modernização (1920-1924). Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–12, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.23580.104. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/23580. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Centenário da Escola Normal de Ponta Grossa – Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-2024)