Cesar Prieto Martinez: o percurso da educação escolar e a modernização (1920-1924)
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23580.104Resumo
Neste artigo, objetiva-se compreender os ideais republicanos paranaenses, efetivados por Cesar Prieto Martinez, que marcaram a reforma da educação no início do século XX, a luta pela criação dos grupos escolares no Paraná e o fortalecimento das Escolas Normais no período em que esteve à frente da Inspetoria Geral do Ensino. Utilizaram-se como fontes primárias a imprensa pedagógica e os textos impressos da revista “O Ensino”, mais especificamente os exemplares de 1922, 1923 e 1924, os quais retrataram os ideais do Inspetor Geral de Ensino, Cesar Prieto Martinez, e as mensagens dos Presidentes do Estado do Paraná dos anos de 1920, além dos Relatórios do Inspetor Geral de Ensino do Paraná. Esses documentos demonstram o quanto foi marcante a presença de Cesar Prieto Martinez na gestão educacional na década de 1920 no Paraná, evidenciando a luta pela criação dos primeiros grupos escolares e a primeira escola de formação de professores em Ponta Grossa.
Palavras-chave: Cesar Prieto Martinez. Grupos escolares. Escola Normal no Paraná.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.