O pedagogista e o educador: modelos ideológicos propostos pela revista O Ensino (1922-1924)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21365.046

Resumo

Este artigo aborda o papel da imprensa como fonte de pesquisa no Brasil, a partir dos anos de 1970, sem perder de vista sua contribuição como veículo de informação e comunicação. Nessa perspectiva, fazem-se presentes as revistas, em especial, as educacionais, fontes importantes de investigação das teorias e práticas que permearam a história da educação brasileira. Neste estudo, coloca-se em evidência a revista O Ensino (1922-1924), visando analisar a concepção proposta em relação ao trabalho docente, a partir da matéria “Pedagogista e Educador”, de Cesar Prieto Martinez. A revista compara e questiona o distanciamento entre as duas acepções, destacando a valorização da prática em detrimento da teoria. O objetivo deste artigo é mostrar o jogo de palavras que caracterizam a concepção de professor, defendida pela Inspetoria de Ensino do Paraná e a estratégia persuasiva na revista que circulava nas escolas e que os professores paranaenses tinham acesso.

Palavras-chave: Revista O Ensino. Pedagogista. Educador.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e professora convidada do Programa de Pós-Graduação da Universidade Rovuma (UniRovuma - Moçambique). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “História, Sociedade e Educação” (HISTEDBR) dos Campos Gerais, Paraná (PR).

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual do Paraná

Professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus União da Vitória. Mmembro do Grupo de Pesquisa HISTEDBR/Campos Gerais-PR e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa – GEPPRAX (UNESPAR – União da Vitória).

Sandra do Rocio Ferreira Leal, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Membro do Grupo de Pesquisa HISTEDBR/Campos Gerais-PR.

Downloads

Publicado

2023-06-03

Como Citar

NASCIMENTO, M. I. M.; ZANLORENZI, C. M. P.; LEAL, S. do R. F. O pedagogista e o educador: modelos ideológicos propostos pela revista O Ensino (1922-1924). Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–12, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21365.046. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21365. Acesso em: 28 abr. 2024.