Asociacionismo, participación y desarrollo comunitario durante la pandemia. Un estudio en la ciudad de Oporto
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22820.048Resumo
Este artículo presenta los principales resultados de un estudio comparativo sobre la realidad asociativa y de participación de Oporto (Portugal), antes y después de la pandemia. Es una investigación cualitativa longitudinal que inicia en 2018, con el análisis de la labor socio comunitaria de cinco entidades. En 2022 se desarrolla la segunda fase, con el objetivo de comprender en qué medida la pandemia pudo motivar cambios en sus dinámicas asociativas. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a informantes clave y se analizó la información en base a tópicos. Las principales conclusiones apuntan a una necesidad urgente de adaptación, que continúa en este nuevo escenario social. Los cambios más importantes afectan a la metodología de trabajo y las mayores dificultades son económicas, así como, la reducción de recursos humanos. También se reconocen beneficios derivados de la pandemia, como nuevas oportunidades vinculadas al uso de internet y un incremento en la participación.
Palabras clave: Participación. Asociación. Pandemia.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.