Políticas para a gestão da Educação Básica em Mato Grosso do Sul: ressignificando velhos conceitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22845.033

Resumo

Neste artigo, visou-se discutir os conceitos de gestão democrática e participação na escola, a partir das políticas para a educação desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul no período de 2007 a 2022. A investigação compreendeu coleta, sistematização e análise de documentos produzidos em âmbito federal e estadual, como legislação, políticas e programas voltados para a Educação Básica. Os resultados permitiram constatar que os programas governamentais que nortearam as políticas educacionais no período supracitado priorizaram a inserção de conceitos de gestão gerencial, causando implicações no processo de participação da comunidade nas decisões dos rumos da escola. Esse modelo de gestão fez adequação no trabalhado docente, voltando-o para atender interesses do mercado, ressignificando a sua identidade profissional. Criou-se, assim, um ambiente de instabilidade, de insegurança, de competitividade e de afastamento do debate na perspectiva de gestão democrática, distanciando a escola da acepção aristotélica, que defende que política deve promover o diálogo mais humanizado, relacionando a política à vida boa, justa e feliz. As relações mais humanizadas na escola são fundamentais para orientar as ações coletivas que leve à felicidade e ao bem-estar dos sujeitos.

Palavras-chave: Política educacional. Gestão educacional. Escola como espaço democrático.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Membro do grupo “Trabalho, Educação e Políticas Públicas” (G-TEPE/UEMS) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação da UEMS. Vice-diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), seção Mato Grosso do Sul.

Nadia Bigarella, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da UCDB. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Órgãos de Gestão dos Sistemas de Ensino (GEPESE). Coordenadora da Linha de Pesquisa Política, Gestão e História da Educação.  Diretora da Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Política e Gestão da Educação.

Downloads

Publicado

2024-05-08

Como Citar

ALVES, A. G. de R.; BIGARELLA, N. Políticas para a gestão da Educação Básica em Mato Grosso do Sul: ressignificando velhos conceitos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–12, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22845.033. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22845. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)