Parcerias público-privado na esfera municipal: implicações para a gestão e oferta educacional

Autores

  • Maria Dilneia Espíndola Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Andressa Gomes de Rezende Alves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i1.0004

Resumo

O trabalho analisa as implicações da parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande e o Instituto Ayrton Senna, para a gestão do sistema de ensino e de escolas no período de 2001 a 2004, no âmbito da implantação do Programa Escola Campeã. Pontua-se que a Secretaria Municipal de Educação assumiu tal programa como projeto principal de gestão do sistema e de escolas. Trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental. Não obstante o Programa Escola Campeã ter como objetivo melhorar o desempenho do Ensino Fundamental por meio de incentivos à autonomia da escola, melhor aplicação dos recursos financeiros e equidade social, na unidade escolar em questão houve alteração na forma de gestão, mas não o suficiente para mudar os indicadores educacionais. Observou-se que, de forma geral, programas dessa natureza têm como objetivo principal materializar a gestão gerencial em substituição à gestão democrática do ensino instituída pela legislação educacional em vigor.

 

Palavras-chave: Política Educacional. Gestão da Educação. Parceria Público-Privado.

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Biografia do Autor

Maria Dilneia Espíndola Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Andressa Gomes de Rezende Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

FERNANDES, M. D. E.; ALVES, A. G. de R. Parcerias público-privado na esfera municipal: implicações para a gestão e oferta educacional. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 69–90, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i1.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5000. Acesso em: 22 dez. 2024.