Relações federativas e formulações governamentais para a gestão da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22844.061

Resumo

Neste artigo, objetiva-se desvelar as concepções de gestão educacional dos governos do estado de Mato Grosso do Sul, de 1988 a 2022. As fontes da pesquisa, de natureza documental, são: a legislação educacional nacional e a legislação, os programas de governos, as instruções normativas e operacionais do estado de Mato Grosso do Sul que regulamentaram a gestão educacional durante o período. Entende-se que, em contexto federativo, ainda que os estados subnacionais guardem especificidades, as políticas locais devem fazer intersecção com a política nacional. No campo da gestão educacional, o estado de Mato Grosso do Sul, no período em tela, ficou limitado a executar a política de gestão elaborada pelo Ministério da Educação. As decisões do estado, assim, inviabilizaram a descentralização da gestão educacional, sob uma concepção de alargamento de relações democráticas.

Palavras-chave: Política educacional. Federalismo. Gestão educacional.

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Biografia do Autor

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Estágio de Pós-doutorado em Educação em andamento pela mesma Universidade.

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Universidade Federal de Pernambuco

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Produtividade em Pesquisa (PQ) 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2024-06-22

Como Citar

ALVES, A. V. V.; FERNANDES, M. D. E. Relações federativas e formulações governamentais para a gestão da Educação Básica. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22844.061. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22844. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores