Formação para a docência no Ensino Superior a partir do Lesson Study

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22773.089

Resumo

Neste artigo, analisam-se as possibilidades do Lesson Study para a formação de estudantes de pós-graduação para a docência no Ensino Superior. Com base no conceito de desenvolvimento profissional e nos princípios didáticos da docência universitária, realizou-se uma pesquisa qualitativa com oito pós-graduandos a partir da realização de um Lesson Study desenvolvido entre dezembro de 2022 e maio de 2023. O material empírico é composto pelos dados constituídos mediante questionário aplicado no início do ciclo do Lesson Study, pelas transcrições das sessões e notas de campo dos pesquisadores. A análise aponta que o Lesson Study tem potencial para contribuir para a formação de pós-graduandos para a docência universitária por meio da reflexão sobre a docência na universidade e do planejamento do ensino, o qual foi concretizado em um contexto de colaboração entre docentes universitários e estudantes de pós-graduação stricto sensu.

Palavras-chave: Docência no Ensino Superior. Estágio de Docência. Lesson Study.

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Biografia do Autor

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul.

Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul.

Adriana Breda, Universitat de Barcelona

Universitat de Barcelona (UB), Barcelona (Cataluña), Espanha.

Mauri Luís Tomkelski, Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), Erechim.

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

RICHIT, A.; LOSS, A. S.; BREDA, A.; TOMKELSKI, M. L. Formação para a docência no Ensino Superior a partir do Lesson Study. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22773.089. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22773. Acesso em: 21 dez. 2024.